O que é

Sarcomas são tumores raros que se originam nos tecidos conjuntivos do corpo, como ossos, músculos, cartilagens, tendões, gordura, vasos sanguíneos e outros tecidos mais profundos. Podem ocorrer em qualquer idade, mas são mais comuns em crianças, adolescentes e adultos jovens. Existem vários tipos de sarcomas, sendo os mais comuns o sarcoma de tecidos moles (oriundo dos músculos, gordura e tecidos conectivos) e o osteossarcoma (oriundo dos ossos).

Alguns casos de sarcomas podem estar relacionados a síndromes genéticas de predisposição ao câncer. Os sarcomas podem ser encontrados em qualquer parte do corpo, mas a maioria se apresenta nos braços ou pernas. Também podem ser encontrados no tronco, cabeça e pescoço e abdome.

 

 

Fatores de Risco

Não é recomendado realização de exames de forma rotineira para a prevenção ou rastreio de sarcomas. Entretanto, caso haja suspeita de síndrome genética, o aconselhamento genético deve ser feito e exames direcionados podem ser recomendados, ajudando a diagnosticar o sarcoma em fases mais iniciais.

Confira os Sintomas

 

Saiba os principais sintomas do câncer de sarcomas e como identificá-los!

Dor óssea Inchaço local Nódulo ou massa palpável Fratura óssea espontânea

Diagnósticos

O diagnóstico de sarcoma é realizado através de biópsia, que pode ser feita com auxílio de exames de imagem, como tomografia e ultrassom. Existem vários tipos de sarcomas e para determinar qual o exato subtipo de sarcoma, uma complementação do exame de biópsia, feito no mesmo material é chamado imuno-histoquímica, é recomendado. Além disso, em alguns casos é necessário pesquisar alterações moleculares para distinção entre diferentes tipos de sarcoma. Para determinar a extensão da doença, são realizados tomografias computadorizadas e ressonância magnética.