O que é
O câncer de mama é caracterizado pela proliferação anormal de células do tecido mamário. Após o câncer de pele, é o tumor mais comum entre as mulheres, e o primeiro em letalidade. Por outro lado, se diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama ultrapassam 90%.
Prevenção
Fazer atividades físicas, alimentação saudável, se manter no peso são maneiras de se prevenir também do câncer de mama. Evitar álcool e tabaco também auxilia na redução de incidência de câncer de mama.
O uso excessivo de reposição hormonal, anticoncepcionais podem ser associados ao aumento de risco de câncer de mama. Então, use apenas quando recomendado pelo seu médico.
Para podermos diagnosticar o tumor ainda na fase inicial, curável, precisamos fazer exames de rotina, preventivos. Por isso, a partir de 40 anos, o ideal é que anualmente a mulher faça seus exames de screening, especialmente a mamografia.
Diagnósticos
O diagnóstico do câncer de mama se dá pela combinação de exame físico pelo médico, exames de imagem e a biópsia mamária. Ao suspeitar de um nódulo mamário ou em exames rotineiros o médico solicita mamografia, ultrassom de mamas e/ou ressonância de mamas. Se o exame demonstra lesão suspeita, o médico deverá solicitar uma biópsia do nódulo. A patologia (resultado da biópsia) é o padrão ouro do diagnóstico de câncer.
Na própria biópsia é solicitada a imunhistioquímica para definir o subtipo do câncer de mama. Existem 3 principais subtipos de câncer de mama: hormonal positivo, triplo negativo e HER-2 positivo. Cada um desses subtipos tem tratamentos diferenciados. Após a confirmação do câncer de mama ainda precisamos saber o estágio do tumor. Para isso solicita-se tomografias, PET-CT, cintilografia óssea, dentre outros exames de imagem.
Câncer de Mama
Após o câncer de pele, o câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres. Descubra como se prevenir e mais informações sobre essa condição com um especialista do nosso Centro de Oncologia.
Confira nossos conteúdos em vídeo
Aqui você tem acesso aos principais vídeos ligados ao tratamento, prevenção e curiosidades sobre a Oncologia do Sírio-Libanês voltados a Câncer de Mama! Confira nossos vídeos e aproveite para assistir nossos conteúdos diretamente no Youtube.
Tratamentos
Confira alguns dos principais tratamentos utilizados
Para os tumores diagnosticados na fase inicial precisamos realizar a cirurgia, seja ela conservadora (somente uma parte da mama) ou mastectomia. Na cirurgia também se faz a avaliação axilar que pode ser apenas biópsia do linfonodo sentinela ou até o esvaziamento axilar.
A radioterapia no câncer de mama é muito empregada na adjuvancia (após o tratamento cirúrgico de um tumor inicial). Consiste em radiações ionizantes, que são um tipo de energia, para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem.
Existem 3 subtipos de câncer de mama: hormonal positivo, triplo negativo e HER-2 positivo. Cada um desses subtipos tem tratamentos diferenciados. Como estratégias principais temos a hormonioterapia, quimioterapia, tratamento alvo (trastuzumabe por ex) e a imunoterapia.
Baixe agora mesmo o Guia para Paciente Oncológico
Alimentar-se de forma saudável e balanceada é fundamental para nossa qualidade de vida e bem-estar.
Pensando nisso, criamos o “Guia de receitas para o paciente oncológico”, uma publicação do serviço de Alimentação do Hospital Sírio-Libanês, que busca minimizar os efeitos colaterais comuns do tratamento, além de ajudar na manutenção do peso e funções imunológicas.
Digite seus dados no formulário que encaminharemos o conteúdo diretamente no seu e-mail.