Futuro Mais Presente
O coração é um dos órgãos que mais trabalha ao longo da vida, responsável por garantir energia e vitalidade em cada momento do nosso dia. Por isso, dar atenção à saúde cardiovascular é essencial para prevenir doenças e viver com mais qualidade. Hábitos como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, controlar a pressão arterial e realizar consultas de rotina fazem diferença hoje e no futuro.
Convidamos você a se juntar a nós nessa jornada de cuidado para aprender e inspirar outras pessoas a fazer o mesmo. Conheça os principais fatores que devem receber a sua atenção e acesse os conteúdos que preparamos para te ajudar a cuidar do seu coração.
Futuro mais Presente
Cuidar do coração é cuidar da vida que queremos viver.
Cada batida guarda não só o nosso presente, mas também os encontros, histórias e memórias que ainda estão por vir. É na rotina, nas escolhas que fazemos à mesa, no tempo que separamos para caminhar e nas pausas para respirar fundo, que moldamos o amanhã.
O Setembro Vermelho é um convite a olhar para dentro, reconhecer o valor de cada batida e transformar cuidado em presença. Porque o futuro que sonhamos começa agora, no coração que escolhemos proteger.
Cuide do seu coração com condições especiais
O futuro que queremos começa com as escolhas que fazemos no presente. Cuidar do coração hoje significa ter mais energia, saúde e disposição para estar nos momentos que importam amanhã. Durante o mês de setembro, você pode aproveitar condições especiais para consultas particulares com cardiologistas clínicos do Hospital Sírio-Libanês. Uma oportunidade para colocar em prática o autocuidado e dar um passo importante na construção de um futuro mais presente.
Como Participar
É oferecido um desconto no valor total da consulta particular com cardiologistas clínicos.
Todos os pacientes que agendarem consultas particulares em setembro.
As consultas devem ser agendadas durante o mês de setembro e realizadas até novembro de 2025.
As consultas serão realizadas no Hospital Sírio-Libanês – Unidade Bela Vista, em São Paulo.
Você pode agendar pelo Portal do Paciente ou ligar para (11) 3394-5007.
Agendamentos realizados por meio do telefone, será necessário informar ao atendente o cupom SETEMBRO VERMELHO. Se o agendamento for realizado no aplicativo Portal do Paciente, o desconto será aplicado automaticamente.
Guia de Receitas para o Paciente Cardiológico
O Centro de Cardiologia e o Serviço de Alimentação do Sírio-Libanês prepararam este guia de receitas, disponível de forma online e 100% gratuita. A ideia é trazer dicas de alimentação variada, com receitas simples e cheias de sabor, repletas de alimentos que podem ajudar na prevenção de problemas cardiovasculares.
Doenças e Sintomas
Popularmente conhecido como derrame, consiste na obstrução de uma artéria intracraniana por placa de gordura, levando à deficiência de irrigação de sangue na região cerebral acometida. Esse entupimento pode ocorrer de forma aguda ou mais lentamente, muitas vezes sem que o indivíduo perceba, postergando o diagnóstico e tratamento adequado. Já o AVC hemorrágico é caracterizado pelo rompimento de um vaso sanguíneo. Ocorre pela ruptura de uma artéria ou má formação vascular, é uma situação grave com alto índice de mortalidade se não tratado rápido e adequadamente. Sinais de alerta: Confusão mental súbita; Formigamento, fraqueza ou diminuição da força de um lado do corpo; Dor de cabeça súbita e intensa; Alterações da fala, dificuldades de compreensão e desvio labial; Perda da visão em um dos olhos subitamente; Desmaio.
Consiste na obstrução do fluxo sanguíneo em uma ou mais artérias das pernas (na maioria dos casos) ou dos braços, pela presença de placa de gordura nesses vasos. Pode ocorrer subitamente ou mais lentamente, levando o indivíduo a apresentar alguns sintomas. O tabagismo, diabetes mellitus e colesterol alto são os principais causadores, mas a obesidade, o sedentarismo a hipertensão arterial sistêmica também contribuem para o surgimento dessas placas e o desenvolvimento dessa doença.
Sinais de alerta:
- Dor na panturrilha (“batata da perna”) ao caminhar;
- Mudança na coloração dos dedos (mais pálidos ou arroxeados);
- Mudança na temperatura dos dedos (mais frios);
- Dificuldade na cicatrização de feridas (pernas e braços).
É a obstrução de uma artéria do coração (artéria coronária) por uma placa de gordura, levando à interrupção do fluxo sanguineo para o músculo cardíaco, podendo acarretar em morte, arritmias e, mais tardiamente em insuficiência cardíaca. Os principais fatores que podem levar ao aparecimento e ao crescimento dessas placas são colesterol alto, pressão arterial elevada, diabetes mellitus, tabagismo, sedentarismo, estresse e obesidade.
Sinais de alerta:
- Dor no peito, em geral persistente (entre 20-30 minutos);
- Dor na região próxima a estômago, costas ou braço esquerdo;
- Falta de ar;
- Suor frio.
Caracteriza-se pela dificuldade do coração em bombear o sangue para os diversos órgãos, com isso o coração pode ficar dilatado ou “crescido”. A insuficiência cardíaca pode ter diversas causas, mas o infarto do miocárdio é a mais comum, reforçando a necessidade de acompanhamento cardiológico após o evento.
Sinais de alerta:
- Falta de ar;
- Inchaço dos pés e pernas;
- Palpitações;
- Tosse seca;
- Cansaço excessivo.