O que é
O termo tumores de cabeça e pescoço se refere a tumores que têm origem em diferentes localizações anatômicas como boca, orofaringe, hipofaringe, laringe, nasofaringe, glândulas salivares, tireoide, paratireoide e pele. Nesta seção, focaremos a discussão nos tumores de histologia escamosa, também conhecidos como carcinoma espinocelular, o subtipo mais comumente diagnosticado desta região e que representa o sexto câncer mais frequentemente diagnosticado no mundo. Historicamente, a maioria dos casos é identificada em estágios avançados, no entanto, assim como ocorre em quase todos os tipos de câncer, a detecção precoce aumenta as possibilidades de tratamento bem-sucedido e cura.
Prevenção
Os tumores de cabeça e pescoço apresentam como principais fatores de risco o tabagismo, álcool, e/ou vírus, como o papiloma vírus humano (HPV). Outros fatores de risco como exposição a radiação prévia, baixa higiene oral, e inflamação crônica de mucosa oral podem estar associados ao aparecimento destes tumores. Dessa forma, para prevenção desses tumores deve-se:
- Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool
- Vacinar contra o HPV
- Manter práticas sexuais seguras
- Manter uma boa higiene bucal
- Seguimento odontológico regular
- Uso de protetor solar.
Diagnósticos
Após avaliação detalhada dos sinais e sintomas apresentados, o diagnóstico de tumores de cabeça e pescoço inicia com exame clínico, no qual o profissional de saúde identifica as lesões suspeitas. Exames de imagem como tomografia computadorizada, ressonância magnética, PET/CT e nasofibroscopia podem auxiliar na melhor definição quanto ao tamanho, extensão tumoral, envolvimento de outros órgãos e características do tumor. O diagnóstico definitivo é apenas realizado a partir da biópsia da lesão suspeita. A biópsia é um procedimento pelo qual uma amostra da lesão é removida e enviada para análise de um patologista. Este é um procedimento fundamental para a definição do tipo específico do tumor e definição da melhor terapia para cada caso.
Tratamentos
Confira alguns dos principais tratamentos utilizados
Quando diagnosticado em estágios inicias, os tumores de cabeça e pescoço podem ser curados com cirurgia. Dependendo da localização tumoral, diferentes tipos de cirurgia podem ser realizados, com diferentes técnicas cirúrgicas, incluindo via robótica.
A Radioterapia pode ser utilizada como tratamento do tumor ou após o procedimento cirúrgico. Ela pode também ser realizada com ou sem quimioterapia, tendo como objetivos tanto a cura de tumores iniciais
Tratamentos sistêmicos para tumores de cabeça e pescoço incluem quimioterapia, imunoterapia e terapia alvo. A depender da localização, estágio do tumor, características moleculares e condições clínicas do paciente, a escolha terapêutica é
Tumores de Cabeça e pescoço
Tire suas dúvidas sobre câncer de cabeça e pescoço com um dos especialistas do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês. Saiba mais sobre formas de prevenção, principais tratamentos disponíveis e muito mais neste vídeo.