O que é

Imagine seus pulmões como uma dupla de super-heróis que trabalham duro para te ajudar a respirar. Mas às vezes, aparecem uns vilões malignos chamados células de câncer de pulmão. Eles são como bandidos que não seguem as regras e começam a se multiplicar sem parar, formando um grande problema dentro dos seus pulmões. Esses vilões podem deixar seus pulmões doentes e até espalhar sua maldade para outras partes do corpo. É aí que a coisa fica séria! Mas não se preocupe, você pode ajudar seus pulmões a derrotarem esses vilões!

 

Prevenção

A primeira coisa é não dar superpoderes para eles. Sabe como? Não fume e evite ficar perto de pessoas que estão fumando. Assim, você mantém seus pulmões longe do perigo. Além disso, fique de olho nos sinais de alerta, como tosse persistente, falta de ar, dor no peito ou perda de peso sem explicação. Se perceber algo assim, procure um médico.

Lembre-se, seus pulmões são seus heróis e merecem ser protegidos! Vamos mantê-los fortes e saudáveis para vencer qualquer batalha contra o câncer de pulmão!

Confira os Sintomas

 

Saiba os principais sintomas do câncer de pulmão e como identificá-los!

Tosse persistente Falta de ar Dor no peito Perda de peso inexplicada Fadiga persistente Infecções respiratórias frequentes

Diagnósticos

Aqui estão os passos para diagnosticar o câncer de pulmão:

  1. Investigação inicial: O primeiro passo é suspeitar que algo não está certo. Pode ser que a pessoa tenha sintomas como tosse persistente, falta de ar ou dor no peito. Nesse caso, é hora de chamar um médico dedicado!
  2. Consulta com o médico: O médico fará algumas perguntas sobre os sintomas e histórico médico.
  3. Exame físico: O médico fará um exame minucioso, ou seja, vai olhar, ouvir e sentir cuidadosamente o corpo do paciente em busca de pistas que possam indicar o câncer de pulmão.
  4. Exames de imagem: Para ter uma visão mais clara, será necessário usar equipamentos especiais. Isso inclui radiografias do tórax, como tirar uma foto dos pulmões, e até mesmo uma tomografia computadorizada, como um scanner que tira fotos detalhadas do interior do corpo.
  5. Biópsia: Agora, é hora de obter uma amostra dos tecidos suspeitos. Pode ser feito de diferentes maneiras, como retirar um pequeno pedaço do tecido suspeito com uma agulha fina ou até mesmo realizar uma cirurgia pequena para remover uma parte do tecido. Essa amostra é como uma evidência para análise.
  6. Análise do laboratório: A amostra coletada será enviada para um laboratório especializado, onde médicos examinarão as células ao microscópio. Eles procurarão por células cancerígenas, que são como vilões escondidos. Eles também podem realizar outros testes para determinar o tipo de câncer e se ele se espalhou para outras partes do corpo.

Tratamentos

Confira alguns dos principais tratamentos utilizados

Opção de tratamento quando o câncer está localizado em uma área específica do pulmão e não se espalhou para outras partes do corpo. O objetivo é remover o tumor cancerígeno e, possivelmente, parte do tecido pulmonar saudável ao redor. Dependendo do estágio do câncer, podem ser realizados diferentes tipos de cirurgia.

A quimioterapia utiliza medicamentos potentes para destruir as células cancerígenas. Os medicamentos podem ser administrados por via oral ou intravenosa, permitindo que eles atinjam as células cancerígenas em todo o corpo. A quimioterapia pode ser utilizada antes da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor, após a cirurgia para eliminar possíveis células cancerigenas remanescentes ou como tratamento principal para controlar o crescimento do câncer.

A radioterapia utiliza feixes de radiação de alta energia para destuir as células cancerígenas. Pode ser usada como tratamento principal ou em combinação com cirurgia ou quimioterapia. A radiação é direcionada especificamente para a área afetada pelo tumor.

A terapia-alvo envolve medicamentos que atacam características específicas das células cancerígenas, impedindo seu crescimento e disseminação. A imunoterapia, por outro lado, estimula o sistema imunológico a reconhecer e destruir as células cancerígenas. Ambas as terapias são mais comumente usadas em casos avançados de câncer de pulmão e podem oferecer opções de tratamento promissoras.

Câncer de Pulmão

Tire suas dúvidas sobre câncer de pulmão com um dos especialistas do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês. Saiba mais sobre formas de prevenção, principais tratamentos disponíveis e muito mais neste vídeo.