FAQ - Paciente

lupa

Nossas unidades e serviços 

O Sírio-Libanês tem serviço de Pronto Atendimento para crianças?

Sim, o Hospital Sírio-Libanês Bela Vista tem um Pronto Atendimento Pediátrico que funciona 24 horas, 7 dias por semana e conta com pediatras emergencistas e retaguarda de equipes em mais de 20 especialidades pediátricas, como: pneumologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, neurologia, alergia, imunologia, oncologia, hematologia, infectologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, neurocirurgia, dermatologia, entre outras.

Atendemos desde recém-nascidos a adolescentes de 16 anos de idade, em um ambiente acolhedor e totalmente equipado com consultórios médicos, sala de atendimento de emergência, sala de medicação, inalação e observação.

O Sírio-Libanês tem serviço de Maternidade?

Não, o Sírio-Libanês não possui serviço de Maternidade.

Como faço para tomar vacina no Sírio-Libanês?

O Sírio-Libanês conta com um espaço voltado para vacinação: o Centro de Imunização. O atendimento é realizado por uma equipe especializada e não é necessário agendamento prévio, mas lembre-se de trazer sua carteirinha de vacinação.

Unidades que contam com esse serviço:
Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Rua Dona Adma Jafet, 115 (Bloco D 1º andar)
Bela Vista, São Paulo
Seg-Sáb: das 8h às 18h

Unidade Itaim
Rua Joaquim Floriano, 533
Itaim Bibi, São Paulo
Seg-Sáb: das 7h às 13h

Quais unidades Sírio-Libanês oferecem o serviço de Oncologia?

O Centro de Oncologia do Sírio-Libanês é um serviço que une especialistas das mais diversas áreas, pesquisas pioneiras e tecnologia de ponta, para oferecer as melhores opções de tratamento para cada paciente. Você pode encontrar nossos Centros nas seguintes unidades:

São Paulo
Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Rua Adma Jafet, 115

Unidade Itaim
Rua Joaquim Floriano, 533

Agendamento para primeira consulta
(11) 3394-0252
icon_whatsapp.svg (11) 96856-4018
Seg-Sex: 8h às 17h

Brasília
Hospital Sírio-Libanês Brasília
SGAS 613, s/n, Lote 94

Centro de Oncologia Asa Sul
SGA 613/614, Conjunto E, Lote 95

Agendamento de consulta:
(61) 3044-8888 (opção 5)
Seg-Sex: 8h às 19h
Sab: 8h às 14h

Como funciona o Centro de Cardiologia Sírio-Libanês?

O Centro reúne grandes experts da cardiologia brasileira e oferece desde um simples diagnóstico ao mais complexo tratamento, além de ser um dos poucos no Brasil a disponibilizar uma unidade de cardiologia do exercício. O setor de internação inclui apartamentos equipados com telemetria, que permite a monitoração contínua do ritmo cardíaco, oferecendo maior segurança ao paciente durante a internação. A moderna Unidade Coronariana, possui acomodações diferenciadas com monitores multiparamétricos, enfermagem especializada e cardiologistas de plantão 24 horas por dia.

São Paulo
Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Rua Adma Jafet, 115
Central de Agendamento Pacientes e Médicos
(11) 3394-0200

Brasília
Hospital Sírio-Libanês Brasília
SGA 613, Lote 94
Central de Agendamento Pacientes e Médicos
(61) 3044-8888

Qual unidade possui Centro Cirúrgico?

O Hospital Sírio-Libanês Bela Vista e o Hospital Sírio-Libanês Brasília possuem os centros cirúrgicos mais completos da América Latina. Ainda, para procedimentos mais simples e com alta prevista para o mesmo dia o Sírio-Libanês conta com o serviço de Hospital-Dia, na Unidade Itaim em São Paulo.

Qual unidade devo procurar para fazer um procedimento cirúrgico simples, com alta prevista para o mesmo dia?

O Centro Cirúrgico Hospital-Dia, que fica na Unidade Itaim, oferece uma estrutura completa para realização de cirurgias de baixa e média complexidades, conjugadas ou não, que necessitem de mais tempo de recuperação ou que desejem realizar os procedimentos no período da tarde contando com o serviço de pernoite. O serviço de pernoite funciona de segunda a sexta-feira, das 22h às 9h.

A unidade conta com salas cirúrgicas, leitos de recuperação anestésica e leitos hospitalares para assistência clínica, administração de medicamentos e preparo de exames diagnósticos.

Para agendar, entre em contato com a nossa Central de atendimento: (11) 3394-0200 segunda a sexta, das 7h às 22h e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 19h.

Como faço para realizar um check-up?

No Sírio-Libanês oferecemos um serviço chamado Check-up Executivo, que promove prevenção e qualidade de vida por meio de avaliações médicas e os mais avançados recursos de medicina diagnóstica. O serviço conta com um andar desenhado para promover agilidade e conforto, na Unidade Itaim, localizada na Rua Joaquim Floriano, 533, no coração do bairro Itaim Bibi.

Como faço para solicitar uma ambulância?

O Pronto Atendimento do Sírio-Libanês conta com serviço de ambulância para transporte de pacientes. Além das ambulâncias convencionais, há também veículos com equipamentos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Todo o transporte é acompanhado por profissionais de saúde que podem, inclusive, prestar um primeiro atendimento domiciliar no caso de emergências. Esses serviços, não cobertos por plano de saúde, são efetuados por parceiros prestadores de serviços e atendem toda a Grande São Paulo e Brasília.

Mais informações:
São Paulo: (11) 3394-3700
Brasília: (61) 2141-4372

Quais unidades oferecem estacionamento?

Todas as unidades Sírio-Libanês oferecem estacionamento. Consulte os valores no local.

O Sírio-Libanês conta com serviço de velório?

Sim, o Sírio-Libanês conta com um serviço de velório, em São Paulo, e pode ser acionado pela família de pacientes que estavam internados ou externos. Para fazer um orçamento ou saber mais informações, ligue no (11) 3394-0540.

Agendamento de Exames 

Como faço para marcar exames no Sírio-Libanês?

Você pode utilizar um dos nossos canais de atendimento por telefone - São Paulo (11) 3394-0200 segunda a sexta, das 7h às 22h e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 19h e Brasília (61) 3044-8888, segunda a sexta, das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 14h. Se preferir, agende online seus exames, é rápido e prático.

Quais são os documentos necessários para realizar um exame?

Para realizar um exame nas unidades Sírio-Libanês é preciso apresentar um documento com foto e número do CPF, o pedido médico e, caso utilize seu convênio, a carteira do plano de saúde, todos originais. Em alguns casos, é necessário documentos complementares que podem ser consultados na nossa Central de atendimento – São Paulo (11) 3394-0200 ou Brasília (61) 3044-8888.

Como saber qual a preparação de um exame?

Ao agendar um exame, você receberá um e-mail com a preparação necessária. Caso tenha dúvidas, você pode falar com um dos nossos atendentes na Central de atendimento – São Paulo (11) 3394-0200 ou Brasília (61) 3044-8888

É preciso agendar exames laboratoriais (exames de análises clínicas)?

Não é preciso agendar a coleta de exames laboratoriais. No entanto, fique atento ao tempo de jejum, aos preparos necessários para a realização de cada exame e a cobertura de seu convênio médico. Para saber se uma de nossas unidades realiza o exame desejado, entre em contato com a nossa Central de atendimento São Paulo (11) 3394-0200 ou Brasília (61) 3044-8888.

Como cancelo um agendamento?

As agendas devem ser canceladas por telefone. Para cancelar sua consulta ou exame, consulte a nossa Central de Atendimento.

Como faço para ver os meus agendamentos de exames?

Acesse o Portal do Paciente, selecione o Menu Serviços, Agendamentos. Nesta página você poderá visualizar todos os seus agendamentos de exames passados e futuros.

Como faço o Check-in do meu agendamento?

Acesse o Portal do Paciente, selecione o Menu Serviços, Agendamentos. Nesta página você irá visualizar o(s) seu(s) agendamento(s) e ao tocar em Fazer check-in será direcionado para o nosso número de Whatsapp.

Realizando o Check-in, seu cadastro será realizado antecipadamente e seu atendimento agilizado na chegada a nossa unidade. Será necessário o envio dos pedidos médicos, documentações e informações necessárias para a realização de seus exames ou consultas.

Agendamento de Consultas 

Como faço para marcar consulta com um especialista?

As consultas com especialistas devem ser agendadas por telefone. Para agendar a consulta, clique aqui e confira o número de telefone para cada especialidade.

Como faço para agendar um Check-up?

O Check-Up Executivo é um serviço exclusivo oferecido somente na Unidade Itaim, com consultas médicas, avaliação da equipe multidisciplinar e realização de exames. O agendamento é feito por telefone - (11) 3394-4494, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Quais são as especialidades atendidas?

O Sírio-Libanês oferece atendimento médico e multidisciplinar em mais de 40 especialidades em São Paulo.

Como faço para saber se um médico faz parte do corpo clínico Sírio-Libanês?

Aqui no site, temos uma lista com o nome dos médicos que trabalham no nosso corpo clínico. Você pode consultar essa lista pelo nome do médico ou pelo número do CRM.

Como saber se meu plano cobre consultas com especialistas?

No Centro de Oncologia, temos uma cobertura de convênio diferenciada para a Unidade Itaim. Já em outras especialidades, os médicos do Sírio-Libanês trabalham de forma autônoma, por isso, a maioria não atende convênios. Para verificar se o especialista que procura faz atendimentos pelo convênio entre em contato conosco no telefone (11) 3394-5007.

Como faço para ver os meus agendamentos de consultas?

Acesse o Portal do Paciente, selecione no menu o item Serviços, Agendamentos. Nesta página você poderá visualizar todos os seus agendamentos de consultas passados e futuros.

Internação 

Estou com dúvidas ou preciso de mais informações antes da internação?

Par​a trazer mais agilidade e proporcionar o apoio necessário na internação, o Sírio-Libanês oferece um serviço de pré-internação, onde o paciente informa previamente seus dados por telefone e, assim, abrevia o tempo para a realização desse processo na chegada. Você pode entrar em contato pelo (11) 3394-5508 e (11) 3394-5509.

Quais são os documentos necessários para internação no Sírio-Libanês?

Documentos necessários para sua internação: RG, CPF ou CNH. Se sua cirurgia for realizada por meio de convênio médico, será necessária apresentação da carteirinha. Se sua cirurgia for realizada de forma particular, traga o orçamento enviado pela nossa Central de Orçamentos. Caso isso ainda não tenha sido feito, nossa Central poderá apoiá-lo.

Tenho uma cirurgia agenda onde devo me apresentar ao chegar no Hospital?

Ao chegar no Hospital direcione-se ao setor de internação. Lá, você será encaminhado para o pré-operatório, onde faremos o preparo para a cirurgia e o direcionamento para o Centro Cirúrgico. Seu leito será cedido após a cirurgia. Consulte as Orientações ao Paciente Cirúrgico.

Como são os espaços de internação do Sírio-Libanês Bela Vista?

Oferecemos três espaços diferentes para internação: apartamento, suíte e suíte com terraço. Todos os espaços têm frigobar, sofá-cama para acompanhante, canais de TV por assinatura, telefone e wifi.

Quando for me internar posso levar um acompanhante comigo?

É obrigatório ter um acompanhante, preferencialmente que goze de condições de permanecer durante todo o período de internação, principalmente nos casos de pacientes pediátricos e idosos. Na impossibilidade, sugerimos contratar cuidadores em empresas que oferecem acompanhantes de enfermagem. Nossa equipe de Hospitalidade poderá ajudar com essa indicação.

Assista o vídeo e conheça nossa Política de Institucional de Visitas e Acompanhantes.

Devo levar os exames realizados anteriormente?

Traga apenas exames de laboratório e/ou imagem realizados em outros locais.
Atenção: não é necessário imprimir os exames realizados no Sírio-Libanês.

Posso continuar tomando medicamentos de uso contínuo antes da internação?

Siga todas as orientações de seu médico sobre a suspensão prévia de medicamentos antes da cirurgia. Traga seus medicamentos de uso diário ou a listagem deles, e informe ao enfermeiro no momento da entrevista. Caso haja a necessidade de continuidade dos medicamentos de uso diário durante a sua internação, você poderá utilizar apenas os medicamentos não disponíveis em nosso estoque, os demais serão fornecidos pelo Hospital.

Quais itens de uso pessoal posso levar para a internação?

O Hospital oferece kit de higiene e camisola cirúrgica. Caso prefira, traga seus produtos de higiene pessoal e roupas confortáveis. Recomendamos trazer chinelo de uso habitual ou sapato com solado antiderrapante bem ajustado, que ofereça segurança contribuindo para a prevenção de quedas. Não traga sapatos emborrachados, com furos e tira no calcanhar, pois seu uso aumenta o risco de queda.

Quais são as principais recomendações pré-cirúrgicas?

Algumas recomendações a seguir:

  • Fique atento às orientações da equipe cirúrgica quanto ao preparo para o procedimento e tempo de jejum;
  • Retirar piercings, adornos (brinco, colar, anel), apliques capilares, cílios (alongamento, preenchimento ou postiços);
  • Tomar banho completo na noite anterior à cirurgia;
  • Retirar próteses removíveis antes da cirurgia;
  • Não fazer depilação e não utilizar aparelho de barbear no local em que a cirurgia será realizada. A retirada dos pelos será realizada no próprio hospital, com tricotomizador elétrico;
  • No dia da cirurgia, não utilizar produtos como: laque, gel, mousse, leave in ou creme sem enxague para o cabelo, além de maquiagem, especialmente nos cílios.

Quais são os horários de alta hospitalar do Sírio-Libanês?

O horário da alta hospitalar ocorre sempre até às 9h. Após a liberação médica, que pode ocorrer antes desse horário, o paciente terá até uma hora de tolerância para permanecer no quarto e organizar sua saída. Em caso de dúvidas, entre em contato com a área de Hospitalidade no (11) 3394-0540.​

Cuidados Paliativos 

O que são cuidados paliativos?

O objetivo dos cuidados paliativos é buscar alternativas para minimizar os sintomas de desconforto que podem acompanhar o paciente, sejam eles causados pela doença ou pelo tratamento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos (também chamados de cuidados de conforto, cuidados de suporte e gerenciamento de sintomas) se referem à assistência integral oferecida para pacientes e familiares diante de uma doença grave que ameace a continuidade da vida.

Que paciente pode se beneficiar dos cuidados paliativos?

O foco do cuidado paliativo é o paciente que está vivendo uma doença que de alguma maneira ameace sua integridade e/ou cause sofrimento.

O cuidado paliativo é oferecido apenas para pacientes que estão em fase terminal ou pacientes que sofrem de doenças graves, como câncer?

Não. A equipe do Núcleo de Cuidados Paliativos atende pacientes com as mais diversas enfermidades, desde casos simples até os mais complexos. A proposta desse trabalho é aliviar o sofrimento causado pela doença, desde uma hipertensão, em que o paciente terá que mudar alguns hábitos de vida, até casos mais graves, como problemas pulmonares, insuficiência cardíaca, câncer, doenças crônicas, entre outros.

Os cuidados paliativos são oferecidos somente ao paciente?

A equipe de profissionais do Hospital Sírio-Libanês está capacitada para cuidar da doença e dos sintomas que ela possa causar aos pacientes e também a seus familiares.

Aliviar o sofrimento da família a ajudará a cuidar melhor do paciente e fazer com que os momentos de cuidado durante a doença se tornem momentos significativos de convivência.

Como são realizados os cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos atuam nas necessidades do paciente e de sua família, avaliando e tratando os sintomas físicos de desconforto, como dor, fadiga, cansaço, falta de ar, náusea, entre outros, que possam causar sofrimento e piora da qualidade de vida. Ao mesmo tempo em que trata os sintomas da dimensão física, a equipe avalia e cuida das necessidades emocionais, sociais, familiares e espirituais do paciente e de sua família.

Pela solicitação do médico que acompanha o paciente, do próprio paciente ou de seus familiares, é feita uma primeira visita para esclarecer dúvidas sobre o tratamento com cuidados paliativos. Todo o processo é realizado em alinhamento com as preferências e valores do paciente. A partir daí, a equipe recomenda as melhores interações para cada caso. Cada paciente é avaliado e tratado de forma individualizada. As melhores opções de abordagem são definidas caso a caso.

Quem são os profissionais que realizam os cuidados paliativos?

O Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital Sírio-Libanês conta com uma equipe fixa formada por médicos especializados, enfermeira e psicóloga. Atua em conjunto com uma equipe de apoio composta por nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais e voluntários. Esses profissionais são treinados e capacitados nas técnicas dos cuidados paliativos.

Apenas os pacientes internados podem se beneficiar dos cuidados paliativos?

Quando o serviço foi criado, em 2008, era oferecido apenas aos pacientes internados, sem custo adicional. Porém, ao longo dos anos, o atendimento passou a ser oferecido também em consultório e em domicílio, para os pacientes que não necessitam de internação, apenas de acompanhamento médico. Nesses casos, o serviço é cobrado.

E se eu não quiser receber cuidados paliativos?

Nenhum paciente é obrigado a receber a equipe de apoio de Cuidados Paliativos. O princípio bioético da autonomia defende o respeito à capacidade de autodeterminação do paciente, que deve participar do processo de decisão sobre qualquer tratamento que o envolva.

Com que regularidade o atendimento é realizado?

Não existe prazo definido. Pode ser realizado enquanto houver necessidade por parte dos pacientes ou familiares. Isso depende de cada caso.

O tratamento médico tradicional será mantido?

Sim. Os cuidados paliativos visam auxiliar o paciente e seus familiares a superarem a doença e o tratamento, proporcionando alívio e conforto. Um paciente com a dor controlada, por exemplo, dorme melhor, se alimenta melhor, e assim responde de forma mais satisfatória ao tratamento.

Reuniões com a família fazem parte do tratamento paliativo? Como elas são realizadas?

A reunião com a família pode ser feita no quarto do paciente ou em uma sala de reuniões com o médico e a equipe. O objetivo é assegurar que o paciente e sua família entendam o estágio atual da doença e seus prognósticos.

O médico que acompanha o paciente continuará tratando de sua saúde?

Sim. A equipe de Cuidados Paliativos se reúne com o médico do paciente para ter conhecimento sobre seu estado de saúde, avaliar os exames, os prontuários, e assim entender a necessidade da pessoa e de sua família.

Onde posso encontrar mais informações sobre Cuidados Paliativos?

Para informações em português e sobre o Brasil: Site da Academia Nacional de Cuidados Paliativos

Para informações em inglês e sobre o mundo: Site da Organização Mundial de Saúde

Site do Center for Advanced Palliative Care

Site da Universidade de Harvard

Resultados 

de Exames

Como faço para pegar os resultados dos exames?

Os resultados de exames podem ser acessados no Portal do Paciente do Sírio-Libanês ou no Aplicativo do Sírio-Libanês. Acesse o Portal do Paciente no endereço https://paciente.hsl.org.br e clique em Meus exames na página inicial. Ou baixe agora pela Apple Store e Google Play e tenha os resultados com laudos e exames de imagens disponíveis com um toque.

Se ainda assim preferir retirar seus exames, entre em contato com a Central de Laudos:

Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Atendimento por telefone
(11) 3394-4801, (11) 3394-4741 e (11) 3394-4403
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábados e feriados: das 8h às 14h
bloco C, piso térreo.

Horário de funcionamento
Segunda a sexta, das 8h às 19h
Sábado e feriados, das 8h às 14h
Não há atendimento aos domingos

Hospital Sírio-Libanês Brasília
Atendimento por telefone
(61) 3044-7253

Horário de funcionamento
Segunda a sexta, das 8h às 17h48
Não há atendimento aos sábados, domingos e feriados

Como faço para acessar o Portal do Paciente?

Para acessar o Portal você deve informar seu CPF e senha. Se for o seu primeiro acesso, você receberá uma senha temporária e com ela poderá acessar o Portal e cadastrar uma nova senha.

Por quanto tempo meus exames ficarão armazenados?

No Portal do Paciente, todos os seus exames são armazenados por tempo indeterminado. Caso um dos seus exames não esteja disponível, entre em contato conosco no (11) 3394-0700, atendimento 24h, 7 dias por semana.

Posso receber os resultados de exames por e-mail?

Por motivos de segurança, não é possível enviar os seus resultados de exames. De qualquer forma, eles estão disponíveis online no Portal do Paciente.

É possível compartilhar de forma segura os resultados de exames com meu médico ou com algum familiar ou amigo?

Sim. Para fornecer acesso temporário a resultados de exames específicos ou conjuntos de exames realizados em um dia, você deve acessar no menu ⋮ (três pontos) junto ao resultado de exames, selecionar “Compartilhar” e deverá informar os dados do médico (CRM ou nome). Se o médico for localizado, após a seleção do médico, o compartilhamento será automático. Caso o médico não seja localizado, você deverá informar o e-mail e número de celular para liberarmos o acesso aos exames.

O que acontece se meu médico tiver um problema para visualizar os resultados de exame durante a consulta?

Caso você não consiga compartilhar um resultado de exame com seu médico ou não consiga acessar o Portal do Paciente no momento da consulta, entre em contato conosco no (11) 3394-0700, atendimento 24h, 7 dias por semana.

Portal 

do Paciente

Como posso acessar o Portal do Paciente?

Acesse em Portal do Paciente.

Não sou brasileiro, como posso acessar o Portal do Paciente?

Na página de acesso, selecione o tipo de documento RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) ou Passaporte, preencha os campos e toque em Entrar.

Costumava acessar o Portal com meu e-mail ou ID Sírio-Libanês, posso continuar acessando dessa forma?

Não. Será necessário utilizar o seu CPF, RNE, Passaporte ou ID de paciente para acessar o novo Portal.

Realizei diversas tentativas de login e meu acesso está bloqueado. Como posso prosseguir?

O CPF fica bloqueado por 1 hora, após 5 tentativas com erro na combinação CPF e senha. Após o período de bloqueio, você poderá tentar novamente realizar o login, com o mesmo limite de 5 tentativas. Caso tenha esquecido sua senha, toque em “Esqueci minha senha” - abaixo do campo de senha na página de acesso.

Esqueci minha senha de acesso. Como posso recuperá-la?

Na página de login, toque em “Esqueci minha senha”, abaixo do campo de senha. Para sua segurança será solicitado o preenchimento de algumas informações como número de celular pessoal.

Quero trocar minha senha de acesso ao Portal. Como devo proceder?

Após realizar o login, selecione no Menu o item Configurações, Trocar Senha. Para sua segurança será solicitado a confirmação de algumas informações.

Como faço para excluir minha conta do Portal do Paciente?

Você pode excluir sua conta acessando Menu, Configurações, Excluir Conta. Para sua segurança será solicitado a confirmação de algumas informações. Mas fique tranquilo que sua conta será excluída apenas no Portal, e seus dados serão mantidos nos sistemas do Hospital. Se quiser solicitar o Direito ao Esquecimento, entre em contato pelo e-mail ouvidoriasirio@hsl.org.br.

Como excluir um resultado de exame?

Você pode excluir um exame ou conjunto de exames. Basta selecionar o menu ⋮ (três pontos) na lateral direita do exame ou do dia do exame. Para sua segurança será solicitado a confirmação de algumas informações. Mas fique tranquilo que os exames serão excluídos apenas no Portal, e seus dados serão mantidos nos sistemas do Hospital.

Posso compartilhar minha senha com meu médico ou um familiar?

O Hospital Sírio-Libanês não recomenda o compartilhamento de senhas. Para fornecer acesso temporário a resultados de exames específicos, você pode compartilhar selecionando no Menu ⋮ (três pontos) junto ao resultado de exames.

Por quanto tempo meu médico ou familiar poderá acessar os resultados de exames compartilhados?

O acesso será concedido por 15 dias a partir da data de compartilhamento.

Compartilhei um exame, mas gostaria de retirar o acesso. Como devo proceder?

Você pode revogar o acesso aos exames, basta acessar Menu, Configurações, Compartilhamentos. Ao revogar o acesso, todos os links que você compartilhou serão cancelados.

O que são exames sensíveis?

São um conjunto de 74 exames específicos para diagnóstico de gravidez, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs, anteriormente chamadas de DSTs) e substâncias psicoativas (como anfetaminas, opiáceos e canabinóides). Os exames são classificados desta forma para facilitar o controle da visualização pelo paciente, que pode ocultar os resultados no Portal do Paciente. A sua equipe médica continuará com o acesso aos resultados para garantir o atendimento.

Como eu desabilito a visualização de exames sensíveis?

Você pode habilitar e desabilitar a visualização no Portal quantas vezes quiser. Acesse o Portal e no Menu Configurações, selecione Exames Sensíveis. Para sua segurança será solicitado a confirmação de algumas informações. Você pode ocultar a visualização no Portal do Paciente. A sua equipe médica continuará com o acesso aos resultados para garantir o atendimento.

Como acesso minha conta hospitalar, fatura, nota fiscal ou boleto? (end)

Para baixar sua conta hospitalar, nota fiscal e boleto, acesse o Portal do Paciente na opção de Menu Serviços no item Conta Hospitalar. Você poderá visualizar as faturas em aberto e o histórico das faturas pagas. E a forma mais fácil e rápida de obter os documentos necessários para o seu reembolso.

O que é meu Histórico Hospitalar?

O seu histórico traz uma linha do tempo com todas as suas passagens em uma de nossas unidades. Você pode consultar todos os detalhes, desde uma cirurgia a um simples exame. Você também pode baixar seu boleto, nota fiscal e conta hospitalar dos itens não cobertos pelo convênio.

Como posso filtrar os meus registros de saúde do histórico?

Você pode filtrar seus dados de duas formas, disponíveis no topo da página do Histórico de Saúde: pelo ano do registro ou pelo tipo de atendimento (Pronto Atendimento, Ambulatório, Internações, Exames, Cirurgias, Medicamentos). E poderá separar os registros que possuem conta hospitalar para melhor visualização.

Saúde Populacional 

Como o Médico de Família e Comunidade pode me ajudar?

Especialistas em pessoas e não em órgãos ou doenças isoladas, esses profissionais têm como objetivo cuidar das pessoas ao longo do tempo, independentemente do sexo, da idade, da cor da pele ou qualquer outra característica. Sendo assim, o Médico de Família e Comunidade pode te ajudar em questões de saúde que vão dos pés à cabeça, literalmente!

Por que “Time de Saúde”?

Para que você possa viver melhor e com mais qualidade de vida é importante um olhar integral e multidisciplinar para a sua saúde. Por isso, o Médico de Família e Comunidade não é o único profissional apto a cuidar de você e te acompanhar. Ele conta com mais profissionais, como Enfermeiros, Psicólogos, Nutricionistas, Farmacêuticos e Fisioterapeutas, que, juntos, formam um Time de Saúde. Importante: esses profissionais variam de acordo com o serviço disponível pelo provedor do seu benefício.

É possível realizar o acompanhamento de condições crônicas com o Time de Saúde?

Sim, é possível! Se o seu benefício contempla realização de consultas com o Time de Saúde do Sírio-Libanês, seja presencial ou online, os nossos profissionais poderão te apoiar nas condições como Diabetes, Hipertensão, Obesidade, entre outras.

Se não estou doente, para quê vou agendar uma consulta?

Os profissionais do seu Time de Saúde estão à disposição para te ajudar quando tiver alguma queixa, como dores específicas. Mas, estão muito animados e preparados para te auxiliar a evitar essas situações. Por isso, o ideal é que você faça um acompanhamento contínuo, combinado em conjunto com o seu Time de Saúde, para viver melhor.

Faço consultas regulares com meu Cardiologista. Preciso do Médico de Família e Comunidade?

Sim! O Médico Cardiologista é especialista em componentes do nosso sistema circulatório e em nosso coração. Ou seja, o seu olhar é específico para esse tema. Já o Médico de Família e Comunidade é preparado para realizar uma análise da sua saúde como um todo, possibilitando uma jornada de cuidado integral.

Internação Hospitalar e honorários médicos 

Indicações de médicos para acompanhamento de internação hospitalar e honorários médicos.

Se eu não tiver um médico de referência no hospital Sírio-Libanês, o hospital poderá indicar algum médico para me acompanhar durante a internação?

Sim. O hospital dispõe de equipes médicas de diferentes especialidades que podem ser acionadas a qualquer momento para avaliação no pronto-atendimento e/ou acompanhamento durante a internação, se necessário. Essas equipes médicas são chamadas de equipes médicas de retaguarda.

Como funcionam as equipes de retaguarda em relação aos honorários médicos no Sírio-Libanês?

Quando cobertos pelo plano de saúde, os honorários médicos referentes a visitas e procedimentos são pagos diretamente pelas operadoras ao Sírio-Libanês, que, então, repassa ao médico.

Pacientes exclusivamente particulares ou sem cobertura de honorários médicos pela sua operadora de saúde que forem internados aos cuidados das equipes de retaguarda recebem a cobrança de honorários médicos referente às visitas médicas na sua conta hospitalar emitida pelo Sírio-Libanês (conforme tabela institucional) Já os honorários referentes a procedimentos médicos devem ser negociados e pagos diretamente às equipes médicas, sem intermediação do hospital.

Durante a internação com a equipe de retaguarda, caso um médico próprio for acionado como ficam os honorários de ambos?

Durante uma internação aos cuidados de equipe de retaguarda em que se deseje avaliação de médico próprio (solicitada pelo paciente ou por seu responsável), os honorários de todos os médicos envolvidos no cuidado, a partir desta avaliação, são cobrados diretamente do paciente na modalidade particular. O Hospital Sírio-Libanês, neste caso, não intermediará quaisquer negociações financeiras relativas a esses honorários.

Como são acertados os honorários médicos quando o paciente está sob os cuidados de médico próprio?

Paciente internados aos cuidados de médicos próprios, independente de terem cobertura dos recursos hospitalares por suas operadoras ou seguradoras de saúde, devem tratar os honorários de forma individual com estes profissionais, não competindo ao Sírio-Libanês quaisquer intermediações sobre estas negociações ou pagamentos.

Em caso de dúvidas, onde posso me consultar?

Se ficar com dúvidas, consulte o setor de honorários médicos no piso térreo do bloco E ou por telefone 11 3394-5497/ 5498

Transferência de Pacientes Internados para o Sírio-Libanês 

Transferência de Pacientes Internados para o Sírio-Libanês

Como ser transferido para o Sírio-Libanês?

É necessário que entre em contato com o controle de leitos para ter informações.

São Paulo: (11) 99651-2110 | (11) 3394-5511 ou (11) 3394-5512 - controledeleitos@hsl.org.br

Brasília: (61) 97657-7671 | (61) 2141-4372 - controledeleitos.bsb@hsl.org.br

Esses contatos funcionam 24h por dia.

Para iniciar o processo encaminhe para o e-mail controledeleitos@hsl.org.br (SP) ou controledeleitos.bsb@hsl.org.br (Brasília) os seguintes documentos:

  • Ficha cadastral
  • Documento de Identificação
  • Carteirinha do convênio (se houver)
  • Relatório Médico.

Os documentos serão submetidos à avaliação técnica (dados clínicos e disponibilidade de vaga¹) pelo médico gestor em caráter de urgência.

Mediante autorização pelo gestor médico, serão, então, analisados aspectos administrativos².

Um e-mail com dados da autorização e com as orientações para o transporte será, então, enviado ao local de destino e ao médico solicitante.

Texto legal: ¹ Apenas o controle de leitos poderá ceder vagas para transferência, não competindo às unidades esta atribuição. A centralização desta função é fundamental para a dinâmica eficiente de acomodação de pacientes. ²A avaliação administrativa é composta pela análise comercial (convênio) ou financeira (particulares), jurídica (quando pertinente) e pela disponibilidade de leito no perfil compatível com a necessidade clínica do paciente. Acompanhe o andamento da sua solicitação por WhatsApp® com o controle de leitos.

Clique e baixe a ficha cadastral e a solicitação de transferência.