Voluntariado Sírio-Libanês
Informações
O que fazem os voluntários?
Mais de 220 voluntários ajudam a transformar a realidade hospitalar, acolhendo com respeito as pessoas que frequentam a instituição. Sempre vestidos com avental rosa ou caqui, os voluntários fazem o trabalho de acolhimento, dando apoio assistencial aos pacientes e visitantes.
Eles atuam em diversas áreas da instituição: Centro de Diagnósticos, Pronto Atendimento, Centro de Oncologia, UTI, Banco de Sangue, Pediatria e nos projetos de responsabilidade social do Ambulatório de Especialidades em Pediatria, Abrace seu Bairro e Ambulatório de Filantropia, entre outras. Alguns deles trabalham na livraria e na loja de conveniência, cuja renda é revertida para a área de responsabilidade social.
Estão também nas unidades do Sírio-Libanês do Itaim e em Brasília e no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, em São Paulo.
Para cada paciente, os voluntários definem a melhor maneira de aproximação. Alguns oferecem balas para iniciar uma conversa. Outros, jornais, revistas ou palavras cruzadas.
Os voluntários orientam e acompanham os pacientes pelas diferentes alas. Jogam dominó, brincam de quebra-cabeças e contam histórias para ajudá-los a se entreter e a diminuir a tensão do ambiente hospitalar.
Programa Autoestima e Beleza
O Serviço de Voluntários preparou uma equipe especial para atender os pacientes em tratamento oncológico ou de outras doenças que afetem a aparência.
São oferecidos, principalmente para as mulheres, recursos materiais que podem ajudar a melhorar a autoestima, como turbantes, lenços, chapéus, maquiagem e perucas.
O apoio ocorre de forma discreta e privativa no Centro de Oncologia e na Loja de Conveniência, localizada no térreo do bloco D, próxima a entrada principal, ambos na Unidade Bela Vista.
Grupo Florescer
O programa atende homens e mulheres com câncer de mama encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como parte dos projetos de responsabilidade social do Sírio-Libanês.
Depois de se submeter a cirurgias oncológicas e de reconstrução mamária, as pacientes são convidadas a participar de um grupo de apoio multiprofissional coordenado pelo Serviço de Voluntários.
O objetivo é ajudar na reintegração social dessas pessoas, promover a troca de informações sobre a prevenção da doença fazendo com que sejam multiplicadas por pacientes e acompanhantes e também valorizar a autoestima melhorando a qualidade de vida.
Quem pode ser voluntário?
Os voluntários do Sírio-Libanês não são remunerados. É um trabalho de doação. Para manter a excelência na qualidade do atendimento, eles são escolhidos de acordo com uma série de critérios.
Para se tornar voluntário, é preciso:
“Este é um trabalho delicado que requer muito carinho, atenção e experiência de vida”, explica Isa Maria Marchetti, coordenadora do Serviço de Voluntários. “Complementamos a assistência prestada pelos profissionais de saúde aos pacientes, mas não de maneira técnica, e sim afetiva, com o coração.”
Os interessados em ser voluntários devem entrar em contato pelo telefone ou e-mail abaixo, onde receberão todas as instruções.
Informações:
Após o contato, serão chamados para o treinamento que contempla cinco encontros: teórico, uma dinâmica com psicóloga, uma interação com colaboradores e um período de 40 horas de estágio.