‘Drinking games’: competições envolvendo álcool estimulam o consumo nocivo da substância

Bem-estar, Saúde e Notícias

Segundo o estudo Drinking games participation among university students: a systematic review, publicado na revista Journal of Substance Use em 2023, a prática de jogos de bebida é altamente prevalente entre estudantes universitários, com taxas de participação entre 65% e 92%.1 Esse comportamento pode estar entre os fatores que impulsionam o consumo abusivo de álcool. Segundo levantamento do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), a taxa de consumo abusivo passou de 18,1% em 2010 para 20,8% em 2023.2

No mês que marca o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo (20/2), o psiquiatra Arthur Guerra, do Núcleo de Álcool e Drogas (NAD) do Hospital Sírio-Libanês alerta para os riscos dessas práticas, que incentivam o consumo acelerado e exagerado de bebidas alcoólicas, aumentando as chances de intoxicação, danos físicos, déficits cognitivos e, em casos mais graves, o alcoolismo. “Os jogos de bebida, por exemplo, promovem um consumo excessivo que é muitas vezes tratado como uma conquista entre os participantes. Esse abuso pode resultar em impactos para o fígado, coração e sistema nervoso central, e podem levar à dependência química, causando mudanças no comportamento, como agressividade, apatia ou dificuldade para manter relacionamentos saudáveis.”

Pesquisas apontam que os homens são os principais participantes e fatores como morar em alojamentos universitários aumentam a probabilidade de envolvimento nesses jogos. A principal motivação para aderir a essas práticas é social, seja para facilitar interações ou para ceder à pressão do grupo. "A busca por sensações e a impulsividade são traços de personalidade frequentemente associados a uma maior participação em jogos de bebida e à aceitação de consequências negativas, como náuseas, vômitos e lapsos de memória", acrescenta o especialista.

Em casos de dependência química, a equipe do NAD explica que são necessárias mais de uma frente de atuação. “É importante unir o suporte psicológico e médico, como terapia cognitivo-comportamental e grupos de apoio, além de acompanhamento médico para controle da abstinência. Assim, é possível auxiliar na recuperação e na prevenção de recaídas”, conclui Arthur Guerra.

Referência:
Farias de Santana, G., Larrubia Alvares Florence, L., Leopoldo, K., & Castaldelli-Maia, J. M. (2023). Risky business: an examination of drinking games in college settings and their impact: a systematic review. International Review of Psychiatry, 35(5–6), 521–535. https://doi.org/10.1080/09540261.2023.2283016 CENTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE E ÁLCOOL – CISA. Panorama do Álcool e Saúde no Brasil 2024. São Paulo: CISA, 2024. Disponível em: https://cisa.org.br/images/upload/Panorama_Alcool_Saude_CISA2024.pdf. Acesso em: 10 fev. 2025.

Sobre o Sírio-Libanês
A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, instituição filantrópica que em 2021 completou 100 anos, trabalha diariamente para oferecer e compartilhar com a sociedade uma assistência médico-hospitalar de excelência, sempre com um olhar humanizado e individualizado em mais de 60 especialidades. Um trabalho reconhecido desde 2007 com o selo da Joint Commission International (JCI), o órgão mais importante do mundo em controle da qualidade hospitalar. O Sírio-Libanês mantém o compromisso assumido em 1921 por suas fundadoras e realiza iniciativas sociais em quatro pilares: Integração com a Comunidade, Ambulatórios de Filantropia, Instituto Sírio-Libanês de Responsabilidade Social e Projetos de Apoio ao SUS. Desde 2003, por meio do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, a instituição contribui para o desenvolvimento de profissionais da saúde regidos pela ética e capacitados para prestar um atendimento baseado em boas práticas, além de contribuir com o desenvolvimento científico por meio de parcerias, estudos e pesquisas nacionais e internacionais. Atualmente, a instituição oferece programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, programas de residências médicas e multiprofissionais, cursos de atualização (continuados e de curta duração), Ensino a Distância (EAD), estágios, seminários e reuniões científicas. O Sírio-Libanês foi pioneiro na criação de programas de Saúde Populacional, que unem empresas, operadoras e time de Atenção Primária no cuidado qualificado e acompanhamento da saúde, ajudando na gestão do benefício do plano de saúde e melhorando a qualidade de vida e a produtividade de profissionais. Atualmente, o Sírio-Libanês está presente com dois hospitais e cinco unidades em São Paulo e Brasília. Saiba mais em nosso site.

Contato Imprensa - Sírio-Libanês
Email: siriolibanes.pr.spa@llyc.global
Telefone: (11) 91877-3934