Anda muito ansiosa? Confira 4 dicas para acalmar os nervos

Bem-estar, Saúde e Notícias

Quando a ansiedade não dá trégua, ganha um poderoso aliado: o estresse crônico. Essa combinação gera uma verdadeira bagunça no organismo, alterando os níveis de vários hormônios e neurotransmissores importantes para seu equilíbrio e para o bom funcionamento do sistema imune. "Entre as consequências estão o surgimento de viroses, doenças cardiovasculares, problemas psicológicos e o comprometimento das funções cognitivas e do sistema digestório", alerta a psicóloga Daniela Achette, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Má qualidade do sono e comportamentos compulsivos em busca de alívio para o corpo e a mente, como descontar os problemas na comida ou no shopping (quem nunca?), engrossam a lista de prejuízos. Juntos, eles podem colocar todo o treino e a dieta a perder, já que dificilmente você terá disposição para ir à academia ou seguir um cardápio à risca. Para evitar estes problemas, confira a seguir 4 dicas para acalmar os nervos!

1 - Positividade, sempre!

Durante os momentos de crise, tente focar no que acontece de bom ao seu redor e evite pensar em pessoas e em situações negativas. Muitas vezes, quando paramos para analisar os fatos, percebemos que muitos dos nossos medos e angústias não fazem sentido. Se precisar de ajuda, fale com os amigos e familiares ou procure acompanhamento profissional.

2 - Tenha um hobby

"Abra um espaço na agenda para fazer atividades que realmente a façam feliz, pelo menos uma vez por semana. Gosta de esportes? Pratique. É uma ótima forma de dar adeus à tensão. Prefere pintura? Inscreva-se em um curso. O importante mesmo é encontrar uma brecha em meio às obrigações, por menor que seja, para se dedicar a algo que amamos", aconselha Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, de São Paulo.

3 - Respire e inspire

Exercícios de respiração são tão práticos que você pode começar em qualquer lugar, a qualquer momento. "Esvazie os pulmões. Inspire suavemente pelo nariz contando até cinco deixando o abdômen expandir. Em seguida, expire bem devagar, por cinco segundos. Repita até se sentir melhor, mantendo um ritmo confortável", ensina Fonseca.

4 - Faça um diário

Escrever pode ser a chave para liberar suas emoções. Um estudo divulgado no jornal de psiquiatria avançada do The Royal College of Psychiatrists, do Reino Unido, aponta que colocar no papel momentos estressantes ou de alto impacto emocional é uma boa válvula de escape. É vidrada em tecnologia? Use-a a seu favor. Crie um arquivo fixo no computador, no tablet ou no celular ou faça um blog. Só não vale deixar o dia passar em branco. Que tal começar hoje mesmo?

​Fonte: corpoacorpo.uol.com.br