Tornozelo e Pé
Sobre o nosso núcleo
Responsáveis pelo apoio da carga corporal e pelo equilíbrio do corpo, os pés acabam sendo vítimas das principais patologias ortopédicas.
Com uma equipe altamente especializada, o Núcleo de Tornozelo e Pé do Hospital Sírio-Libanês trata desde problemas dos pés que podem influenciar na postura até patologias de ortopedia, traumatologia e doenças musculoesqueléticas.
O Núcleo de Tornozelo e Pé atende todas as faixas etárias - crianças, jovens, adultos e idosos.
Conheça também o atendimento de ortopedia Sírio-Libanês. Clique aqui e saiba mais.
Endereços
Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Rua Dona Adma Jafet, 115
Contato
São Paulo
(11) 3394-5007
Cirurgia Percutânea ou Minimamente Invasiva
Realizada no Brasil há aproximadamente dez anos, a cirurgia percutânea, também conhecida como minimamente invasiva (minimally invasive surgery — MIS), vem apresentando resultados muito bons, com taxa de sucesso em torno de 90% a 95%.
Indicada nos casos de deformidades dos dedos menores, pé plano (chato), cavo, joanete (hálux valgo), metatarsalgias, hálux rígido, calosidades plantares ou dos dedos, entre outras, a técnica permite intervenções em partes moles e ósseas do pé com mínimo trauma e a possibilidade de voltar andando para casa.
A cirurgia vem sendo realizada na Europa e nos Estados Unidos desde o final da década de 1990 e é feita por meio de mini-incisões de 3 a 5 mm. A anestesia aplicada é local (pentabloqueio) e, em geral, não há necessidade de uso de gesso, parafusos ou placas metálicas.
Guiada por fluoroscopia ou radioscopia, a técnica apresenta menor risco de infecções, trauma e dor no pós-operatório.
Tratamentos
O Núcleo de Tornozelo e Pé do Hospital Sírio-Libanês está preparado para realizar todos os tipos de tratamento, de acordo com as necessidades específicas e o quadro clínico do paciente:
- Conservador, com imobilizações e gesso.
- Medicamentoso.
- Cirúrgico, até mesmo com a utilização da chamada cirurgia percutânea ou minimamente invasiva (minimally invasive surgery/MIS).
O método mais adequado é sempre indicado pelo médico. Como no caso do diabetes, o tratamento é também multidisciplinar, dependendo da necessidade de cada paciente.
Áreas de atuação
- Joanete (hálux valgo)
- Pé plano (pé chato)
- Pé reumático
- Pé diabético
- Dedos em garra
- Pé cavo
- Traumatismos do esporte
- Metatarsalgias
- Tendinopatias
- Deformidades congênitas