Saúde no ambiente de trabalho
O Dia Mundial do Combate às Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) representa uma valiosa oportunidade para ampliar a conscientização sobre essas condições e enfatizar a necessidade crucial de adotar medidas voltadas para a** promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis**. Esses distúrbios manifestam-se de diversas maneiras, impactando diretamente a qualidade de vida dos indivíduos e exercendo influência na produtividade nos ambientes laborais. Instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2000, a data surgiu em resposta ao crescimento dessas doenças entre os trabalhadores no mundo todo.
As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) têm as seguintes queixas como as mais comuns: dor localizada, irradiada ou generalizada; desconforto; fadiga e sensação de peso, principalmente em membros superiores e na coluna vertebral. Também podem ocorrer: dor crônica; sensação de formigamento ou dormência (parestesia) em membros do corpo; fadiga e enrijecimento muscular; inchaço (edema); choque; inflamação articular; perda de força muscular, da firmeza das mãos e da sensibilidade; e tendinite e inflamações similares (tenossinovites, sinovites e compressões).
Para prevenir agravos como esses, o Ministério da Saúde destaca a importância da atenção à Norma Regulamentadora 17 (NR-17). Essa norma estabelece parâmetros que possibilitam a adaptação das condições de trabalho, bem como a implementação de medidas ergonômicas nos locais de trabalho associadas às características psicofisiológicas dos colaboradores, buscando proporcionar o máximo conforto, segurança e desempenho eficiente.
A prática de ginástica laboral no ambiente de trabalho, a incorporação de hábitos de pausas regulares durante o expediente, a execução periódica de movimentos corporais, evitar horas extras e sobrecarga mental, bem como o uso de mobiliário ergonômico são medidas que podem ajudar a prevenir o surgimento de condições relacionadas a LER/DORT.
Ao reconhecer o Dia Mundial do Combate às LER/DORT, a sociedade e as organizações se unem para promover ambientes de trabalho mais saudáveis e prevenir esses distúrbios que impactam negativamente a vida dos trabalhadores. A busca por soluções integradas e a conscientização contínua são passos essenciais para assegurar que as pessoas possam desempenhar suas atividades profissionais de maneira segura e saudável, contribuindo para o bem-estar individual e coletivo.