Mês do Orgulho LGBTQIA+
Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Abordar este tema no contexto da saúde é fundamental em vários aspectos, como a necessidade da pessoa se sentir acolhida e bem-vinda no serviço de saúde ficando confortável para tratar de qualquer assunto relacionado à sua saúde sem restrições, e também a saúde mental, que é um dos fatores determinantes do bem-estar e, consequentemente, da saúde em geral.
São frequentes os relatos de preconceitos sofridos por pessoas LGBTQIA+ em serviços de saúde, o que pode ocorrer não só abertamente por meio de falas que evidenciem julgamento, mas também de forma implícita através de olhares e ações que denotem diferenciação. Isso resulta na falta de acesso da pessoa aos serviços de saúde preventivos e no tratamento oportuno de problemas de saúde de rotina.
É importante que pessoas LGBTQIA+ se sintam acolhidas e cuidadas com o intuito de ampliar a atenção em determinados aspectos, como saúde mental, bem-estar e qualidade de vida. O ideal é que sejam acompanhadas de forma frequente por uma equipe multidisciplinar que seja capaz de enxergá-las de forma integral, considerando todas as suas singularidades e particularidades.
Além da saúde física através de uma alimentação saudável, prática de atividade física regular e realização de exames de rastreio periodicamente, o processo de cuidado da pessoa LGBTQIA+ pode incluir ações de:
- Autoconhecimento
- Desenvolvimento de estratégias de empoderamento
- Autonomia e enfrentamento
- Ampliação da rede de apoio
Conte com o seu Time de Saúde do Sírio-Libanês.
Inclusão e acolhimento para que todos vivam o seu melhor.