Hidratação e verão em pleno carnaval

Imagem do Sírio-Libanês

Sírio-Libanês

·

4 min de leitura

carnaval-hidratação.png

A época do carnaval já vem intensamente ligada com a figura do sol e do calor maravilhoso do verão brasileiro. Porém, nos últimos meses, temos enfrentado temperaturas altas e recordes na história do Brasil. Com isso, a preocupação com os efeitos do calor e da desidratação crescem. Confira a seguir os principais mitos e verdades sobre o tema e ficar preparado para um carnaval alegre, hidratado e com muito samba!

“Ah, tomei meus 2 litros de água no dia. Agora não preciso mais tomar”
Esse é um grande mito. Sabemos que a quantidade de água é determinada por diversos fatores, entre eles, sexo, peso, idade, aspectos físicos, umidade do ar e temperatura. Ou seja, no carnaval, aproveitando o verão e correndo atrás do bloco, é muito provável que você precise se hidratar com um volume maior que 2 litros de água.

“No carnaval, eu prefiro me hidratar com uma cerveja”
Mito. O álcool provoca uma inibição do hormônio antidiurético, fazendo com que a pessoa urine mais. Ou seja, faz o corpo perder mais líquido. Para deixar esse momento mais responsável, leve uma garrafa de água e intercale a água com o consumo de bebida alcoólica para evitar problemas relacionados à hidratação.

“Beber muita água é prejudicial”
Mito. Essa frase só seria verdade após uma análise que leva em consideração o contexto de saúde do indivíduo e condições como insuficiência cardíaca ou doença crônica renal em diálise, tendo assim um controle do volume de líquido ingerido durante o dia. Já uma pessoa sem condições crônicas de saúde tem baixa probabilidade de complicação relacionada à hidratação intensa.

“Água ajuda a passar pela ressaca do dia seguinte”
Verdade. Uma hidratação intensa, aliada a um bom repouso e alimentação rica em carboidratos, nos auxilia a recarregar a bateria para curtir o restante do carnaval. Aliás, a ressaca nada mais é do que um acúmulo de álcool em nossa corrente sanguínea, causando um trabalho ainda mais ativo para o organismo se livrar dele. Por isso, muitas vezes, temos aqueles sintomas como dor de cabeça, fraqueza, falta de apetite, dores no corpo e irritabilidade. Então, aqui também a hidratação continua trabalhando ao seu favor.

“Suco beeeem doce é bom para a hidratação”
Mito. O consumo excessivo de açúcar pode causar um desequilíbrio dos fluidos corpóreos, provocando assim uma perda de líquido por via urinária e contribuindo também com a desidratação. O ideal é procurar bebidas sem açúcar em excesso. Atualmente, há a indicação de açúcar adicionado nas bebidas nas próprias embalagens. Prefira pelo suco natural, água de coco ou bebidas isotônicas. E importante: os energéticos também são fontes de açúcar e, ao misturar com bebida alcóolica, pode trazer uma desidratação ainda mais intensa. Fique atento.

“Roupa leve e fresca ajuda a evitar a desidratação”
Verdade. Estar com uma roupa fresca e confortável no calor fará com que você sue menos. Mas, mesmo assim, o consumo de água deve ser mantido. Além disso, um lembrete importante nessas situações é não deixar o protetor solar de canto para evitar queimaduras na pele.

“É muito difícil uma pessoa chegar ao ponto de uma desidratação”
Mito! A desidratação pode ocorrer quando a água que eliminamos pelo nosso organismo por meio da respiração, suor, urina, fezes e lágrimas não é reposta adequadamente. Isso pode acontecer quando a ingestão de líquidos é insuficiente, principalmente nos dias de muito calor, transpiração excessiva e aumento da eliminação pela urina - como no caso da ingestão de álcool. Sentir a boca seca, sede intensa, dor de cabeça, tontura e fraqueza também são sinais de alerta, ainda mais nos dias intensos de folia.

Essas são algumas dicas importantes para que você aproveite o carnaval de maneira agradável. Bom carnaval!