Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Imagem do Sírio-Libanês

Sírio-Libanês

·

2 min de leitura

Img-Site.jpg

A obesidade é definida pelo acúmulo de gordura que tende a trazer prejuízos para a saúde ao longo dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado, nem a um acompanhamento contínuo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é considerada como um problema de saúde pública no mundo em razão do alto número de diagnósticos novos e atuais.

No Brasil, os últimos dados apontam que a obesidade atinge cerca de 6,7% dos adolescentes; com relação à população adulta, 60,3% dos indivíduos apresentam excesso de peso e 26,8% obesidade, com maior prevalência entre as mulheres.

Como todas as doenças crônicas, a obesidade tem causas profundas e complexas provenientes de fatores dietéticos, genéticos, psicológicos, socioculturais, econômicos e até mesmo ambientais. Além de reduzir a qualidade de vida do paciente, também predispõe a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e alguns tipos de câncer.

Como a obesidade pode se apresentar em nosso corpo?

Pode ser de duas maneiras:

  • Obesidade Ginoide: conhecida também como “obesidade periférica”, é caracterizada por depósitos de gordura na região dos quadris e das pernas;
  • Obesidade Androide: popularizada como “obesidade central”, caracteriza-se por depósitos de gordura na região abdominal. Essa é a mais prejudicial em virtude do risco cardiovascular associado, ocorrendo o aumento da quantidade de gordura visceral responsável por elevar a produção de marcadores inflamatórios.

Como prevenir a obesidade?

A prevenção da obesidade se apoia no comportamento alimentar e no estilo de vida. Então, hábitos como alimentação saudável, realização de atividade física com regularidade, controle do estresse, melhoria da qualidade do sono e avaliação dos aspectos psicológicos e emocionais que possam estar associados à doença são importantes e significativos nesse processo.

Vale lembrar que os hábitos saudáveis devem ser incentivados desde a infância para combatermos o crescente aumento de casos de obesidade infantil.

Preciso tomar remédio para tratar a obesidade?

Antes de avaliar a necessidade de iniciar um tratamento farmacológico, ou seja, o uso de medicamentos, é importante que os profissionais de saúde realizem uma avaliação adequada da evolução do paciente em conjunto aos benefícios obtidos com um plano terapêutico.

Por isso, procure seu Time de Saúde Sírio-Libanês para te apoiar na prevenção e no tratamento da obesidade de um jeito que se encaixe em sua rotina e em suas preferências e necessidades.