Dezembro Laranja: se tem sol, tem que ter proteção!

Imagem do Sírio-Libanês

Sírio-Libanês

·

3 min de leitura

OP 01.jpg

Dezembro marca o início do verão em nosso país. Por isso, foi o mês escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para ser conhecido como Dezembro Laranja.

Dezembro Laranja é uma campanha e um movimento nacional de conscientização e prevenção do tipo de câncer mais comum no Brasil: o câncer de pele.

O que é o câncer de pele?

A pele é o tecido que reveste e protege o nosso organismo dos vírus e bactérias e também de danos causados por fatores ambientais. O câncer de pele, por sua vez, pode surgir quando as células que compõem esse tecido crescem desordenadamente. Isso ocorre, principalmente, pelo efeito causado por longas exposições ao sol ─ momento em que os raios solares ultravioleta A e ultravioleta B danificam a barreira protetora da pele.

Mas, existem também outros fatores de risco ligados à genética, como a sensibilidade de pessoas com pele e olhos claros ou ruivos, que sofrem queimaduras de segundo grau mais facilmente.

Quais são os tipos de câncer de pele?

Ele pode ser dividido em dois tipos:

• Não melanoma: Tipo de câncer mais frequente no mundo, correspondendo a cerca de 97% dos casos. É menos agressivo e com altas chances de cura quando descoberto no início.

• Melanoma: Esse é um tipo mais raro, acometendo apenas 3% dos casos. De todo modo, é um câncer mais preocupante e perigoso por ser classificado como maligno e por costumar se espalhar rapidamente para outros órgãos.

Quando devo ficar alerta?

Depende do tipo do câncer. Por isso, dividimos abaixo:

• Não melanoma: O alerta fica mais centrado em feridas que sangram e que não cicatrizam, sendo localizadas, principalmente, na pele exposta ao sol. Pode ocorrer o mesmo em cicatrizes antigas e úlceras crônicas.

• Melanoma: o cuidado é maior se, visualmente, conseguimos identificar pintas “estranhas”, principalmente nas pernas, nas mulheres, e no tronco, nos homens.

O importante é a prevenção!

No Brasil, país tropical, o sol está presente praticamente o ano inteiro e em todos os lugares. Mas como podemos nos proteger para que o câncer de pele não chegue até nós? Com as prevenções primária e secundária. Aqui trazemos algumas dicas:

  • Use protetor solar com fator igual ou superior a 30;
  • Vai pegar uma praia ou passear no parque? Evite se expor ao sol entre 11h e 15h. Ainda assim, é importante utilizar protetor solar e, se possível, camisa de proteção UV;
  • O chapéu é um grande aliado na proteção. Mas, atenção: ele não substitui nem elimina o uso do protetor solar;
  • Hidrate-se! Beba bastante água, ela é a maior aliada do seu bem-estar físico;
  • Alimente-se bem. Frutas, verduras e legumes têm nutrientes que ajudam a diminuir os danos do sol e o ressecamento da pele;

Além disso, o nosso corpo sempre dá sinais de tudo o que acontece com ele. Fique atento e consulte o seu Time de Saúde regularmente. Eles são os profissionais te apoiarão em uma conduta ideal para o cuidado com a sua pele.