Cuidar também é papel do pai
Quem nunca, em uma roda de amigos, ouviu uma pessoa que é pai dizer que cuida ativamente dos filhos e os colegas ficarem positivamente surpresos? Pois é. A realidade é que isso não deveria ser uma surpresa. Afinal, o ato de cuidar não é exclusivo da mãe e o pai não é aquele quem deve apenas ajudar, mas também ser responsável pela criação de um filho.
Mesmo isso ainda sendo encarado como uma novidade na vida de alguns homens, ter um pai presente é de extrema importância para a criança ao longo do seu desenvolvimento. Pais e mães compartilham da responsabilidade de preparar os filhos para o mundo: educando, desenvolvendo valores, se divertindo juntos, conciliando tarefas — como trocar fraldas, dar banho, preparar refeições, estabelecer o ritual do sono e apoiar nas tarefas da escola — e outras agendas e compromissos pessoais, como trabalho e lazer.
Para apoiar possíveis pais que querem ser mais ativos e ainda não sabem por onde começar, trazemos algumas dicas:
-
Esteja presente e seja participativo no dia a dia do seu filho, criando vínculo e compartilhando valores desde os primeiros anos de vida;
-
A criança aprende bastante com base no que observa. Seja esse exemplo para o seu pequeno;
-
Não espere por pedidos da mãe ou do companheiro de jornada. Torne-se proativo no cuidado com a criança não apenas nos momentos alegres, mas também na rotina e nos desafios do dia a dia. A chegada do filho muda algumas dinâmicas da casa e a parceria é essencial para não sobrecarregar ninguém;
-
Preze pelo tempo de qualidade, criando momentos juntos só de vocês (pai e filho): como um passeio ao parque ou uma ida ao cinema.
Vamos juntos transformar essa realidade da paternidade? Seja esse agente transformador e compartilhe esse texto com mais amigos e conhecidos.