7 de Abril: Dia Mundial da Saúde

Imagem do Sírio-Libanês

Sírio-Libanês

·

2 min de leitura

dia-mundial-saude-min.jpg

Saúde não é algo fácil de ser alcançado, uma vez que não é possível viver permanentemente sem tristezas, sem preocupações, sem doenças e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. Por isso, é importante que cada pessoa tenha seu próprio conceito de saúde levado em conta. Isso é possível quando participamos das decisões e somos respeitados na nossa forma de levar a vida e nos mantermos saudáveis.

A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só por meio do tratamento ou da prevenção de doenças, mas também da qualidade de vida. Nesse contexto, a saúde populacional – que é baseada no modelo de Atenção Primária – é o primeiro ponto de contato com o sistema de saúde e pode ajudar nesse processo. Como? Por meio de uma forma de cuidado que te escute, que te respeite, que construa um plano de cuidado junto com você e cuide de você como um todo, considerando todos os aspectos da sua saúde: físicos, sociais e psicológicos.

Neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, incentivamos você a não ficar parado. Médicos e profissionais de saúde são unânimes em afirmar que devemos ser fisicamente ativos por diversas razões, entre elas controle de peso, melhora da qualidade de vida, do humor, da disposição, da interação com as outras pessoas e com o ambiente.

Caminhar, correr, pedalar, brincar, subir escadas, carregar objetos, dançar, limpar a casa, passear com animais de estimação, cultivar a terra, cuidar do quintal, praticar esportes, lutas, ginásticas, yoga, entre outras. Atividades físicas podem ser feitas quando você está indo a algum lugar, no seu tempo livre, nas tarefas domésticas, enfim, em vários momentos do seu dia.

O Ministério da Saúde adverte: Fazer qualquer atividade física, por quanto tempo e onde for possível, é melhor que não fazer nada. Um pouco de atividade física por dia já é capaz de trazer benefícios para a sua saúde.

Ajude a tornar o mundo mais saudável. Conscientize-se sobre diferentes aspectos de saúde e bem-estar, compartilhe experiências e histórias no seu ciclo de convivência. Seja inspiração para outras pessoas!