28 de julho: Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais

Imagem do Sírio-Libanês

Sírio-Libanês

·

2 min de leitura

hepatite-viral.jpg

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.

Na maioria das vezes são silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Os tipos mais comuns são as hepatites A, B e C, sendo que os tipos B e C podem se tornar crônicos e, em alguns casos, apresentar gravidade. Vamos conferir mais informações a seguir?

Tipos de Hepatite

Hepatite A: Representa 25% das hepatites no Brasil. Na maioria dos casos é benigna, mas a gravidade dos seus sintomas aumentam conforme a idade dos pacientes.

Hepatite B: Corresponde a 36,8% das hepatites no país. Como às vezes não provoca sintomas, é comum ser identificada décadas após sua infecção, quando a gravidade é maior.

Hepatite C: É a mais comum no Brasil, com prevalência de 37,6%. Também é uma doença silenciosa, que causa inflamação persistente no fígado. Pode ser aguda ou crônica.}

Como posso prevenir hepatites virais?

  • Hábitos de higiene como lavar as mãos após ir ao banheiro e lavar bem os alimentos antes do consumo
  • Uso de preservativos nas relações sexuais
  • Evitar compartilhar instrumentos perfurocortantes e objetos de higiene pessoal (seringas, agulhas, alicates, escovas de dente, etc.)

Existe vacina contra hepatite?

Existem vacinas para prevenção contra a hepatite A (necessária em alguns casos apenas) e hepatite B. Contra o tipo C, ainda não existe vacina.

Viva o seu melhor!

Mantenha cuidados constantes com sua saúde, a vacinação sempre em dia e converse periodicamente com seu Time de Saúde.