14 de junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

Imagem do Sírio-Libanês

Sírio-Libanês

·

2 min de leitura

Dia-DoadorSangue-Imgsite-min.png

Doadores de sangue são fundamentais para manter os estoques dos bancos de sangue abastecidos e capazes de atender tanto quem precisa em situação de emergência quanto quem tem necessidade de bolsas de sangue no decorrer de tratamentos e internações.

A doação é um procedimento simples, rápido e totalmente seguro, não havendo risco de contrair doenças. Os doadores precisam ter entre 18 e 69 anos e pesar mais que 50 kg. Mulheres podem doar a cada 3 meses, realizando, no máximo, 3 coletas por ano. Já os homens podem realizar doações a cada 2 meses, porém com o limite máximo de 4 doações anuais.

Algumas condições são impeditivos temporários para a doação: gripes e resfriados, gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, tatuagem ou piercing feitos nos últimos doze meses, exames ou procedimentos com endoscópio realizados no último semestre e comportamento de risco para infecção por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) nos últimos 12 meses.

Já alguns critérios impedem definitivamente a doação. São os casos de ter tido hepatite viral depois dos 11 anos de idade, doenças transmissíveis pelo sangue, malária ou do uso de drogas ilícitas injetáveis.

Confira algumas razões para você se tornar um doador frequente de sangue:

  • O sangue não pode ser produzido artificialmente, quem precisa de sangue depende exclusivamente de doações.
  • Após a coleta, o conteúdo da bolsa é dividido em componentes sanguíneos que podem ser usados em até quatro pessoas, ou seja, podem salvar até quatro vidas.
  • O volume de sangue doado é reposto em 24 horas pelo organismo. Em uma doação são coletados, no máximo, 450 ml, o que representa menos de 10% do total de sangue no corpo.
  • Ser solidário faz bem. A sensação de fazer o bem aos outros traz benefícios também para quem faz a ação, como o aumento da autoestima e a produção de endorfina, hormônio relacionado ao bem-estar e ao alívio de dores.

Quer se tornar um doador? Você pode doar sangue em qualquer banco de sangue ou hemocentro perto de sua residência. Aqui, no Sírio-Libanês, também possuímos nosso banco de sangue. Para mais informações, ligue para (11) 3394-5260 ou (11) 3394-4137.

Caso já tenha intenção de agendar um horário para doar, você pode enviar um e-mail para clubededoadores@ihsl.com.br com nome completo, telefone com DDD, e-mail e tipo sanguíneo; em até 72 horas você terá uma resposta com um contato para agendamento.

Doe sangue, doe vida!