Doença de Behçet: Saiba Mais

Imagem do Dra. Marina Rodrigues Quaresma
Dra. Marina Rodrigues Quaresma

·

2 min de leitura

Aftas orais que não cicatrizam podem ser indicativo de doença reumática. Elas podem sinalizar uma doença reumática conhecida por Doença de Behçet. Assim como as aftas, pacientes com a doença podem apresentar feridas na região genital, dor e inchaço nas articulações (artrite), lesões de pele que podem ser confundidas com acne, trombose nas pernas e olhos vermelhos (uveíte). Esta é uma doença rara, que se caracteriza por seu padrão inflamatório generalizado, ou seja, acometendo todo o corpo, inclusive com manifestações como febre, mal estar geral e cansaço.

Apesar de classificarmos Behçet como uma doença reumática, o termo adequado é doença auto-imune. As doenças auto-imune ocorrem porque o sistema de defesa do corpo produz anticorpos contra proteínas próprias do paciente gerando inflamação. O diagnóstico de Doença de Behçet é clínico, mas hoje já existe um exame que identifica o marcador genético HLA B51 detectado em pessoas com a doença. No entanto, ele pode não estar presente mesmo quando o indivíduo tem a doença.

Então fique atento, caso você tenha aftas dolorosas que não cedem após 3 a 6 semanas, ou qualquer outro sintoma acima descrito, procure um médico reumatologista para investigar. Importante ressaltar que existe tratamento e que os pacientes com Behçet podem recuperar a qualidade de vida se corretamente diagnosticados e tratados.

Nosso Atendimento

O serviço de Especialidades Médicas Sírio-Libanês reúne equipes médicas e equipes multidisciplinares especializadas, trabalhando de forma integrada para oferecer o que há de melhor em diagnósticos e tratamentos, promoção de saúde, qualidade de vida e planos de cuidados centrados no paciente.

Endereço e horários

Hospital Sírio-Libanês Bela Vista
Rua Dona Adma Jafet, 115

Horário de atendimento
Segunda a sexta: 8h às 20h
Sábados: 8h às 12h

Contato

São Paulo (11) 3394-5007