Dia Mundial de Combate ao Câncer

Imagem do Sírio-Libanês

Sírio-Libanês

·

3 min de leitura

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data criada para lembrar e conscientizar a população sobre a doença. O câncer acontece quando um grupo de células se multiplica de um jeito incontrolável e danifica o corpo. Hoje, graças ao desenvolvimento da ciência e da medicina, existem diversos tipos de tratamentos para alcançar a cura e o bem-estar dos pacientes.

Porém, lembre-se: o diagnóstico precoce segue sendo fundamental para o combate à doença.

A medicina seque evoluindo no combate à doença. Saiba quais são e como funcionam os principais tipos de tratamentos!

Quimioterapia

Na quimioterapia, usam-se drogas potentes para destruir células tumorais ou impedir seu crescimento A maior parte dos quimioterápicos ataca células que se dividem rapidamente, o que pode prejudicar também as saudáveis e gerar efeitos colaterais. A equipe oncológica deve sugerir ajustes do medicamento ou da dosagem para gerenciar esses sintomas.

Imunoterapia

Esse tratamento estimula o sistema imune do paciente a reconhecer e atacar as células tumorais, da mesma maneira que ocorre contra bactérias ou Vírus. Porém, ele pode gerar uma ativação excessiva do sistema imune, que passa a agir sobre partes saudáveis do corpo. Esse feito colateral é chamado toxicidade imunomediada e deve ser manejado pela equipe médica.

Terapia-alvo

A terapia-alvo usa drogas capazes de identificar e atacar com precisão certos tipos de células tumorais. Pode ser aplicada isoladamente ou em combinação com outros tratamentos. Ela evoluiu rapidamente nos últimos anos, quando passou-se a reconhecer alterações moleculares que favorecem a proliferação tumoral e desenhou-se medicamentos para bloqueio destas alterações.

Radioterapia

Esse tratamento é feito por meio de feixes de alta energia direcionados para matar as células tumorais. Ela é feita de forma externa, por meio de uma máquina que lembra um aparelho de tomografia, ou interna, implantando-se material radioativo. A radioterapia pode destruir tumores e/ou impedi-los de retornar, além de aliviar o sofrimento causado por aqueles mais avançados.

Cirurgia

A cirurgia é a forma mais direta de tratamento do câncer: o cirurgião tenta remover o máximo possível do tumor sem prejudicar outros órgãos do paciente. Para algumas pessoas, ela bastará para curar a doença; para outras, podem ser necessários outros tratamentos - como os descritos neste post - antes, durante ou após a operação.

Radiologia intervencionista

Aqui, o médico usa exames de imagem para ver o interior do corpo do paciente e realizar diagnósticos, tratamentos e alívio de sintomas. A radiologia intervencionista permite o uso de técnicas como o fornecimento de partículas radioativas, quimioterapia, uso de calor ou frio, ou mesmo implantação de campos elétricos diretamente nos tumores.