Carcinoma basocelular: o que é isso?
A pele é a maior superfície tecidual do corpo humano. Os tumores que dela se originam, exceção ao melanoma, são os mais frequentes na oncologia. A sua incidência é de mais de 3 milhões por ano nos EUA e na Europa e de 6 milhões por ano na Austrália. No Brasil, entre os 600 mil casos de câncer anuais, 185 mil são da pele. Esses tumores são provocados pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem as camadas da pele e por isso recebem o nome da camada da qual se originam. Se a transformação ocorrer na camada basal, teremos o carcinoma basocelular (CBC), motivo de nosso texto. Manchas, pintas ou vulgarmente o que chamamos de “sinais”, que mudam de características, tais como assimetria, irregularidade, cor e tamanho (regras práticas sugeridas por todas as sociedades), devem ser esclarecidas e, quanto mais acentuadas, maior será o impulso para procurar orientação médica. O carcinoma basocelular é responsável por mais de 85% dos tumores da pele e quando diagnosticados, podem se apresentar em 4 tipos mais frequentes: superficial, nodular, “morfeico” e ulcerado, exemplificados nas fotografias abaixo.

Os principais fatores associados ao aparecimento dos carcinomas basocelulares são:
- Radiação solar ultravioleta – essa é razão pela qual os tumores são mais frequentes nas áreas foto expostas. Pessoas de pele clara que ficam rapidamente vermelhas (se queimam sem bronzear) são mais predispostas ao CBC, os quais são mais raros nos indivíduos de pele escura;
- Câmaras de bronzeamento artificial – essa forma de bronzeamento sabidamente predispõe ao CBC e é formalmente proibida por lei no Brasil;
- Radiação ionizante – pacientes com histórico de tratamento prévio com radioterapia também podem ter risco aumentado para o aparecimento dos CBCs, com transformação das células nas áreas próximas ao efeito da radiação. No entanto, são melhores os exemplos de acidentes associados ao efeito da bomba atômica, ocorridos em Hiroshima e Nagasaki, Chernobyl e o acidente com uma cápsula de Cobalto indevidamente dispensada em Goiânia. Muitas pessoas expostas aos acidentes nucleares desenvolveram carcinomas basocelulares, entre outros tumores;
- Exposição a compostos químicos - o mais importante dos compostos químicos associados ao desenvolvimento do CBC é o arsênio, encontrado no refinamento de minérios, nos inseticidas e herbicidas, nos venenos de rato e no papel de parede.
Quando diagnosticado precocemente, os carcinomas basocelulares são altamente curáveis. As formas mais comuns de tratamento são: tratamentos tópicos (cremes ou pomadas com quimioterápicos), crioterapia (uma técnica de congelamento), diferentes modalidades de cirurgia, radioterapia e terapia fotodinâmica. A escolha da modalidade terapêutica deve ser feita de acordo com as condições clínicas, desejo do paciente, características da lesão e objetivos do tratamento e por isso pode variar.
Quando o diagnóstico é feito em fases mais avançadas de doença, a associação de estratégias terapêuticas pode ser necessária. Nesse sentido, nos casos de maior complexidade, vale a pena procurar orientação em um centro de referência em oncologia cutânea, onde especialistas das diferentes áreas (onco-dermatologia, cirurgia oncológica, cirurgia plástica reconstrutora, oncologia clínica e radioterapia) poderão interagir para discutir a melhor opção de tratamento. É importante ter em mente que, com a evolução da oncologia nas diferentes áreas, mesmo casos de doença avançada podem ser controlados e curados em alta porcentagem das vezes. Novos recursos de imagem, técnicas modernas de irradiação, cirurgias com controle intra-operatório de margens, reparações estéticas e funcionais, além dos recursos atuais de quimioterapia, imunoterapia e terapia alvo trouxeram uma nova realidade para o tratamento de casos avançados, proporcionando em grande parte das vezes um controle adequado com preservação da qualidade de vida.
Se você estiver com dúvidas sobre alguma lesão, precisar de orientações ou quiser ouvir uma segunda opinião, não deixe de procurar um centro especializado de tratamento.