5 maneiras de cuidar do seu coração e dizer adeus ao tabagismo

No Dia Mundial sem Tabaco, lembramos o quão importante é levantar uma discussão sobre o tema. Visando isso, abordamos cinco maneiras que irão lhe ajudar a acabar com esse vício.

médica usando estetoscópio para ouvir o batimento cardíaco.webp

Você sabia que no dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco? Essa data nos lembra o quão importante é levantar uma discussão sobre o tema. Afinal, quando cuidamos do nosso pulmão, também estamos cuidando do nosso coração. Por isso, reunimos em um único texto algumas formas para você abandonar o tabagismo e cuidar do seu coração. Tudo isso através da adoção de um estilo de vida saudável, com a busca por hábitos que promovam o bem-estar pulmonar e cardiovascular.

Para ajudar, o Hospital Sírio-Libanês estabeleceu um programa intensivo que ajuda os fumantes a pararem de fumar, por meio de uma avaliação médica para detectar problemas ligados ao cigarro, avaliação psicológica e uma orientação contínua com medicamentos, auxiliando diversas pessoas a largarem esse vício.

Se você está pronto para dar adeus ao cigarro e abraçar uma vida mais saudável, aqui estão cinco maneiras de começar essa jornada:

  1. Mantenha-se ativo ao ar livre: a necessidade de fumar pode aparecer mais em ambientes fechados, onde o indivíduo se sinta preso e tenha vontade de fumar. Assim, caminhar ao ar livre não apenas ajuda a manter o corpo ativo, mas também proporciona um ambiente relaxante que pode reduzir os desejos de fumar. Então experimente encontrar trilhas locais ou parques para desfrutar de caminhadas revigorantes, que sirvam como distração e exercício físico.

  2. Pratique a meditação e o relaxamento: o tabagismo por muitas vezes está ligado ao estresse e à ansiedade, mas é mito que fumar diminui a ansiedade, pois o cigarro é na verdade estimulante. Assim, meditação e técnicas de relaxamento podem ser ferramentas poderosas para lidar com esses gatilhos emocionais. Portanto, reserve alguns minutos todos os dias para praticar a meditação, a respiração profunda ou o yoga. Isso não só ajudará a acalmar a mente, mas também fortalecerá a sua determinação em abandonar o cigarro.

  3. Encontre novos hobbies e paixões: às vezes, o hábito de fumar está profundamente enraizado na rotina diária, por meios de associações de momentos com o cigarro. Assim, encontrar novos hobbies e interesses pode ajudar a preencher o vazio na rotina deixado pelo tabagismo. Experimente cozinhar novas receitas saudáveis, aprender a tocar um instrumento musical, explorar a arte da jardinagem ou até mesmo participar de aulas de dança. Encontre atividades que o deixem animado e motivado e possam substituir esse hábito ruim com hábitos saudáveis.

  4. Cuide da sua saúde mental e emocional: a saúde do coração está intrinsecamente ligada à saúde mental e emocional. Certifique-se de cuidar de si mesmo por completo, buscando apoio profissional, se necessário. Terapia individual e aconselhamentos podem fornecer ferramentas adicionais para lidar com o estresse, ansiedade e outras questões emocionais que podem surgir durante o processo de abandono do vício. Aqui no Sírio-Libanês você também pode encontrar acompanhamento psicológico para uma vida cada vez mais plena e digna, clique aqui para saber mais.

  5. Check-up e acompanhamento cardiológico: O Hospital Sírio-Libanês conta com um Centro de Cardiologia que há mais de 10 anos reúne alguns dos profissionais de maior expressão na área e está equipado com o que há de mais avançado na cardiologia global para oferecer o melhor plano de cuidado ao paciente. Quer agendar uma consulta cardiológica? Acesse o nosso Portal do Paciente aqui.

Lembrando sempre que cada passo dado em direção a um estilo de vida livre do tabagismo é um passo importante na jornada para um coração mais saudável e uma vida mais plena. Não se cobre demais, celebre cada pequena vitória e lembre-se de que você está investindo no seu bem-estar a longo prazo.

Quer entender melhor como largar o vício e cuidar do seu coração? Temos um conteúdo especial que pode ajudar você ou um ente querido a abandonar esse hábito prejudicial. Neste episódio do podcast, um oncologista, um cardiologista e um pneumologista discutem o impacto do tabagismo. Ouça especialistas e descubra insights valiosos sobre como diferentes áreas da medicina abordam o tabagismo e seus efeitos devastadores. Junte-se a nós nesta importante jornada de cuidado para a saúde e comece sua caminhada rumo a uma vida livre do cigarro.

Acesse nosso podcast através deste link

Pneumologia