Acompanhamento pós check-up ajuda a diminuir riscos e melhorar saúde
Além de detectar possíveis doenças, a realização de exames de check-up tem conseguido motivar as pessoas a desenvolver um estilo de vida mais saudável. Pelo menos é isso que tem sido observado entre as pessoas acompanhadas pelo Sírio-Libanês.
O Centro de Acompanhamento da Saúde e Check-Up do Sírio-Libanês está localizado no Itaim Bibi, importante bairro comercial e financeiro da cidade de São Paulo. Devido aos serviços prestados e à facilidade de locomoção, muitos dos pacientes atendidos hoje na unidade são executivos e empresários da região.
O Centro conta com um Núcleo de Apoio às Empresas formado por enfermeiras, médicos, concierges e equipes comercial e administrativa. Esse serviço presta suporte aos executivos, oferecendo agilidade no agendamento do check-up, hospedagem, exames laboratoriais, retornos, acompanhamento com especialistas, bem como a orientação sobre tratamentos mais complexos quando necessários.
Segundo levantamento feito pela unidade, 82% dos pacientes afirmam que o atendimento recebido superou suas expectativas.
Segundo a médica responsável pelo Centro de Acompanhamento da Saúde e Check-up do Sírio-Libanês, dra. Danielli Haddad Syllos Dezen, após a realização dos exames, observa-se que os pacientes diminuem os fatores de risco cardiovascular, o sedentarismo e o tabagismo. Muitos deles também melhoram a saúde bucal, controlando cáries e inflamações nas gengivas; e aderem mais aos tratamentos prescritos e as imunizações por meio de vacinas.
No entanto, essa mudança positiva no comportamento não decorre apenas da realização dos exames, mas de uma proposta de proximidade do Sírio-Libanês com seus pacientes. Médicos fisiatras esclarecem as dúvidas e incentivam a realização de exercícios físicos, por exemplo, respeitando as necessidades, restrições e preferências de cada paciente.
Além disso, o Centro de Check-Up discute as condições dos pacientes com seus médicos e atua em parceria com os Núcleos de Medicina Avançada, oferecendo acompanhamento médico integrado pelas diferentes especialidades. Depois de seis meses, a equipe do Check-Up entra em contato com o paciente para avaliar se as orientações médicas foram seguidas.
“Antes, percebíamos que a maioria pegava os exames, colocava embaixo do braço e voltava para suas rotinas, sem dar atenção ao que foi diagnosticado e recomendado”, recorda dra. Danielli. “Mas com o constante monitoramento sobre a adesão às recomendações após o check-up, começamos a obter melhores resultados”, avalia.
Diminuir a obesidade é o maior desafio
O reconhecimento do Centro de Acompanhamento da Saúde e Check-up está na quantidade de pessoas que procuram pelo serviço. A unidade atende mais de 300 pacientes por mês.
No entanto, o Centro ainda tem um grande desafio — que é também um dos principais obstáculos para a promoção da saúde nos dias atuais: ajudar na diminuição da obesidade. “Embora muitos pacientes tenham saído do sedentarismo, a questão do peso ainda é um problema”, afirma dra. Danielli Dezen.
Um novo levantamento que está sendo produzido pelo Centro de Check-up pretende calcular a quantidade de pacientes que passam pelo serviço e conseguem emagrecer. Até o momento observa-se que a maioria das pessoas, apesar de não perder peso, está trocando a quantidade de gordura no corpo por massa muscular.