Incontinência Urinária em M​ulheres

Imagem do Sírio-Libanês

Sírio-Libanês

·

2 min de leitura

gravida.jpg

A incontinência urinária é um problema comum. Com maior incidência entre as mulheres, esse distúrbio é mais frequente após os 50 anos, mas pode acontecer na juventude.

A gravidez, o parto e a própria anatomia feminina favorecem sua ocorrência. Além disso, a bexiga hiperativa, comum em mulheres, é uma causa frequente de incontinência.

Sintomas e causas

São três os tipos de incontinência urinária. Cada um tem sintomas específicos que precisam de atenção para sua identificação. São elas:

  1. Incontinência urinária de esforço – Perda de urina quando a pessoa tosse, ri, faz exercícios ou se movimenta.
  2. Incontinência urinária de urgência – Caracteriza-se pela vontade súbita de urinar durante atividades diárias e pode ocorrer a perda de urina antes de se chegar ao banheiro.
  3. Incontinência mista – Associa as incontinências de esforço e urgência.

Distúrbios relacionados à incontinência urinária nas mulheres podem ocorrer por vários motivos, como:

  • Gravidez e parto.
  • Tumores malignos e benignos.
  • Doenças neurológicas que comprometem a bexiga.
  • Obesidade.
  • Tosse crônica dos fumantes.​
  • Alterações da bexiga decorrentes do envelhecimento.

Diagnóstico

Para um diagnóstico preciso, é importante que a mulher relate seus hábitos, descrevendo, se possível, a frequência e as características de sua perda de urina. A elaboração de um diário ajudará na análise do caso e facilitará seu tratamento.

Outra possibilidade de diagnóstico é o exame urodinâmico, uma alternativa que registra a ocorrência de contrações vesicais e a perda de urina sob esforço.

Se necessário, também pode ser realizado um exame de vídeourodinâmica, facilitando o reconhecimento de qualquer detalhe que fuja do comportamento esperado do organismo no que se diz respeito à continência urinária.

Tratamento

O tratamento da incontinência urinária varia de acordo com cada caso. Se a incontinência acontecer pelo esforço, seu tratamento é basicamente cirúrgico. Porém, exercícios de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico podem melhorar os sintomas.

Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento pode ser feito com moderação, fisioterapia e até mesmo toxinabotulímica e neuromodulação. Um especialista do Centro de Tratamento de Incontinência Urinária do Sírio-Libanês pode indicar a melhor forma de lidar com essa situação, devolvendo o bem-estar à mulher.