Reumatologista ou Ortopedista. Como cada especialista pode ajudar

Ao sentir dor nos joelhos, ou no ombro, a primeira coisa que fazemos é buscar por um ortopedista. Ou seria melhor procurar um reumatologista? Embora atuem de forma muito próxima uma da outra, muitas vezes até em conjunto, de maneira complementar, as duas especialidades têm características próprias.

Segundo o dr. Cristiano Zerbini, reumatologista no Hospital Sírio-Libanês, o ortopedista trata os problemas mecânicos relacionados aos ossos (fraturas, luxações, lesões de menisco, de ligamentos ou outras relacionadas à prática de esportes). O reumatologista, por sua vez, cuida dos problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam (ossos, músculos, tendões e ligamentos). As principais doenças reumatológicas são a artrose (desgaste da cartilagem), a fibromialgia (dores pelo corpo), a osteoporose (enfraquecimento dos ossos), a artrite reumatoide (juntas inflamadas, deformações e dificuldade de movimentos) e as tendinites (inflamação dos tendões), entre outras.

O especialista diz que, apesar de ser difícil para o paciente distinguir quando uma dor está relacionada à ortopedia ou à reumatologia, as seguintes dicas podem ajudar:

Se a dor ou o inchaço aparecer depois de um trauma, como uma torção ocasionada pela prática de esporte, o ideal é procurar um ortopedista. Se os sintomas forem crônicos e acompanhados de sinais inflamatórios como dor, calor, vermelhidão e dificuldade de movimento, o reumatologista é o especialista mais indicado. "A diferença entre o reumatologista e o ortopedista é que a ortopedia é uma especialidade cirúrgica, que cuida de correções de problemas musculoesqueléticos mecânicos e traumas", enfatiza o médico. "Já a reumatologia é uma especialidade clínica que utiliza tratamento com medicamentos e reabilitação física. Muitas doenças chamadas autoimunes são tratadas pelo reumatologista", completa.

Os ortopedistas e reumatologistas trabalham juntos para cuidar dos pacientes com problemas musculoesqueléticos e, algumas vezes, o reumatologista solicita a ajuda do ortopedista quando há necessidade de avaliação para uma possível cirurgia, como no caso de uma deformidade articular.

O diagnóstico das doenças reumatológicas tem base, segundo o dr. Zerbini, em 80% dos casos, na anamnese, entrevista que aborda os históricos de vida pessoal e familiar do paciente. "Muitas vezes pode ser demorado fazer um diagnóstico preciso, por isso a história de vida é fundamental para definirmos a melhor abordagem", esclarece.

Além da anamnese, o diagnóstico, dependendo do caso, requer exames de imagem, como raios X, ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

O Hospital Sírio-Libanês possui um moderno Centro de Diagnósticos para a realização desses exames e profissionais especializados em radiologia do sistema musculoesquelético, o que possibilita avaliações precisas sobre os mais variados problemas ortopédicos e reumatológicos.

No Hospital Sírio-Libanês, os cuidados reumatológicos, ortopédicos e traumatológicos são feitos de forma integrada, como pode ser observado nos Núcleos Avançado de Reumatologia, de Medicina do Exercício e do Esporte, de Tornozelo e Pé e no Centro de Reabilitação.

Acreditamos que a saúde das pessoas não pode ser fragmentada. Por isso, atuamos mediante o envolvimento de equipes multidisciplinares, buscando sempre atender as necessidades de cada paciente.

Reumatologia