Odontologia

O Núcleo de Odontologia tem como objetivo, contribuir na assistência integral e de excelência aos pacientes oncológicos e onco-hematológicos principalmente na prevenção de mucosites e promoção de saúde bucal; Eliminar possíveis focos de infecção dentários (odontogênicos), processo inflamatório e dor decoorrentes de problemas bucais que possam interferir diretamente na condição sistêmica do pacientes assistidos; Promover ações preventivas e educacionais com o foco na promoção de saúde bucal de pacientes oncológicos, de alta complexidade sistêmica e interessados no serviço; Realizar condutas odontológicas necessárias para pacientes oncológicos e de complexidade sistêmica que necessitem dessa assistência em nível ambulatorial; Promover a integração da Odontologia com todas as áreas médicas e demais profissionais da saúde envolvidos na qualidade do cuidado com o paciente; Permitir a integração assistencial com a equipe de Cirurgia Bucomaxilofacial diante das necessidades; Transformar o serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Sírio-Libanês (Brasília) uma referência assistencial, de gestão e científica.

Entre em Contato:

Telefone: (61) 3044-8888

Endereço: SGAS 613/614 Lote 99, Terreo, Edificio Vitrium Bloco B

Horário de funcionamento:

  • De Segunda à Sexta-Feira: 08h às 18h
  • Sábados: 08h às 12h

Laserterapia na prevenção de mucosite oral

A laserterapia tem comprovação clínica-científica na ação analgésica, antiinflamatória e promove a bioestimulação, favorecendo uma ação preventiva a mucosites orais, bem como contribui para um tempo menor para o processo de cicatrização. A mucosite oral está relacionada a tratamentos oncológicos e onco-hematológicos e de interferência direta na qualidade de vida e recuperação do paciente. A laserterapia deve ser realizada apenas por profissionais (cirurgiões-dentistas) habilitados conforme normas do Conselho Federal de Odontologia. A específica conduta contribuirá para o tratamento interdisciplinar e integral do paciente oncológico e onco-hematológico em nível ambulatorial na prevenção e cuidados no surgimento de mucosites orais. Utilização da terapia fotodinâmica (PDT). Proporcionará aos pacientes a oportunidade de receberem um tratamento especializado no próprio Hospital Sírio-Libanês (Brasília) e integração com a equipe médica e demais profissionais da saúde envolvidos.

Tratamento odontológico preventivo

A promoção de saúde bucal é primordial para tratamentos oncológicos e que envolvem a complexidae sistêmica. Condutas odontológicas como consultas, corretos diagnósticos, educação em saúde bucal, profiláticas, preventivas e de adequação do meio bucal serão inseridas nas rotinas de cuidados ao paciente no Hospital Sírio-Libanês (Brasília), correspondendo a uma inédita possibilidade de tratamento. Condutas odontológicas como profilaxias, raspagens supragengivais e orientações de medidas de cuidados com a saúde bucal (higienização, hipersensibilidade) fazem parte desse específico contexto e serão realizadas. Eliminação de possíveis focos de infecção, processo inflamatório e dor decorrentes de problemas bucais que tenham interferência direta na condição sistêmica e qualidade de vida do paciente. Proporcionar aos pacientes e demais usuários a excelência nos cuidados com a saúde bucal como parte integrante e primordial de qualquer tratamento sistêmico.

Tratamento odontológico cirúrgico

As condutas odontológicas serão realizadas por um cirurgião-dentista clínico geral e com capacitação de assistência hospitalar, o qual atuará em ações de caráter cirúrgico em nível ambulatorial do Hospital Sírio-Libanês (Brasília) como anestesia odontológica, drenagens de abcessos, exodontias simples, exodontias múltiplas, biópsias diante das limitações e possibilidades clínicas. Integração com a equipe de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial nas necessidades e demandas. Eliminação de possíveis focos de infecção, processo inflamatório e dor decorrentes de problemas bucais que tenham interferência direta na condição sistêmica e qualidade de vida do paciente. Proporcionar aos pacientes e demais usuários a excelência nos cuidados com a saúde bucal como parte integrante e primordial de qualquer tratamento sistêmico.