Tuberculose Ganglionar: principais informações sobre a doença

Infectologia
Fonte: Hospital Sírio-Libanês
Publicado em 28/05/2018

Tuberculose Ganglionar é uma doença infecciosa que acomete os gânglios linfáticos (pequenos órgãos de defesa localizados em diversas áreas do corpo), percebida, geralmente, na região do pescoço e tórax, podendo também atingir axilas, virilha e a região do abdômen. Caracterizada pela presença do micro-organismo chamado Mycobacterium tuberculosis, o mesmo que causa a forma mais tradicional da doença, este é o tipo mais frequente de tuberculose extrapulmonar.

Sintomas e Diagnóstico

Os principais sintomas de Tuberculose Ganglionar são:

  • Anemia
  • Febre;
  • Aumento dos gânglios;
  • Emagrecimento;
  • Dores no corpo; e
  • Cansaço.

O diagnóstico é feito por meio de ultrassom e aspiração do gânglio linfático. O material extraído é submetido ao exame histopatológico (quando se examina um fragmento de tecido extraído do paciente), exame direto e cultura específica para microbactérias.

O tratamento é longo, no mínimo por seis meses, mas muito eficaz e não dolorido. É recomendado ao paciente repouso, além de tratamento específico com a combinação de quatro medicamentos.

Diferentemente de sua forma mais conhecida, é importante salientar que este tipo de tuberculose não é transmissível e pode estar relacionado ao sistema imune fragilizado.

Caso note algum dos sintomas relacionados, entre em contato com o Núcleo de Medicina Avançada do Sírio-Libanês para agendar uma consulta: (11) 3394 5007.