Saiba como se prevenir das principais doenças pulmonares

Doenças Pulmonares e Torácicas
Fonte: Dra. Elnara Negri, pneumologista no Hospital Sírio-Libanês.
Publicado em 23/10/2017

As complicações no pulmão estão entre os problemas mais graves de saúde. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, a doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida pela sigla DPOC, irá se tornar a terceira doença que mais leva pessoas a óbito no planeta, ficando atrás apenas do infarto e do acidente vascular cerebral (AVC).

A DPOC refere-se a duas doenças diferentes: bronquite crônica e enfisema pulmonar. Os médicos utilizam essa sigla porque a maioria dos pacientes apresenta combinação das duas doenças.

Principais doenças pulmonares em números

Doenças inflamatórias do trato respiratório inferior (inclui pneumonia): 3,46 milhões de mortes/ano

DPOC: 3,2 milhões de mortes/ano

Câncer de pulmão: 1,39 milhão de mortes/ano

Embolia pulmonar: 1 milhão de mortes/ano

Fonte: OMS/2016

Segundo a dra. Elnara Negri, pneumologista no Hospital Sírio-Libanês, a estimativa de crescimento de casos de DPOC deve-se, principalmente, ao tabagismo e à poluição. “O tabagismo vem aumentando, principalmente entre os jovens, que serão os futuros portadores de DPOC, assim como a poluição que também aumenta o risco para essa doença”, avalia a médica.

Outras doenças pulmonares frequentes são as inflamatórias do trato respiratório inferior, como a pneumonia, e o câncer de pulmão. Já a embolia pulmonar, apesar de não ser muito comum, costuma ser bastante grave.

Todas essas doenças podem afetar pessoas de qualquer faixa etária, mas costumam ser mais frequentes a partir dos 40 anos de idade. A pneumonia, em especial, é ainda mais comum a partir dos 60 anos de idade.

A boa notícia, em meio a todos esses dados ruins, é que as doenças pulmonares podem ser prevenidas. Conheça mais sobre elas no infográfico abaixo e saiba como se proteger:

Saiba como se prevenir das principais doenças pulmonares