Rinite ou sinusite? Conheça as diferenças e as similaridades dessas doenças

Otorrinolaringologia
Fonte: Dr. Rubens de Brito Neto, otorrinolaringologista no Hospital Sírio-Libanês.
Publicado em 10/03/2017

Você sabe a diferença entre rinite e sinusite? Essa pergunta causa dúvidas até mesmo em pessoas que sofrem com um dos, ou com os dois, tipos diferentes de inflamação.

A rinite é a inflamação nas mucosas do nariz, causada por infecções virais, como gripes, ou por processos alérgicos. Geralmente, quando as pessoas falam em rinite estão se referindo a queixas recorrentes causadas pela rinite alérgica, com crises comumente provocadas pelo contato com partículas estranhas ao corpo, como poeira, pólen, pelos de animas e, mais raramente, alguns alimentos.

Já a sinusite é a inflamação nas mucosas dos seios da face, também conhecidas como seios paranasais, cavidades no interior dos ossos do rosto. A sinusite, na maioria das vezes, é provocada por bactérias, mas também pode ser causada por vírus, fungos ou em decorrência de alergias.

“Embora haja confusão, a rinite e a sinusite são enfermidades bem diferentes, sendo que ainda existem tipos diferentes de rinites e de sinusites”, enfatiza o dr. Rubens de Brito Neto, otorrinolaringologista no Hospital Sírio-Libanês.

A confusão entre a rinite e a sinusite, no entanto, não se dá apenas pela proximidade do nome ou por ter algumas causas em comum. Existem pontos comuns a essas duas inflamações. Ambas, por exemplo, causam obstrução e secreção nasal (coriza); e a rinite, muitas vezes, desencadeia uma sinusite.

Veja no infográfico abaixo outras diferenças e semelhanças entre a rinite e a sinusite:

Rinite ou sinusite? Conheça as diferenças e as similaridades dessas doenças