Passear com o cachorro, lavar a louça e limpar a casa também são atividades físicas

Cardiologia; Centro de Reabilitação
Fonte: Dra. Patrícia Alves de Oliveira, médica da Unidade de Cardiologia do Exercício do Hospital Sírio-Libanês.
Publicado em 06/04/2016

Quais atividades físicas você já fez hoje? Embora nem todos saibam, mas as atividades físicas estão muito mais presentes em nossa vida do que imaginamos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atividade física é qualquer movimento produzido pelo corpo que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Ou seja, levantar da cama, se trocar e preparar o café da manhã são atividades físicas. Caminhar pelo escritório ou até o ponto de ônibus também são exemplos de ações que consomem mais energia que o repouso.

A atividade física, que neste dia 6 de abril tem sua importância lembrada no Brasil e em vários outros países, é a principal arma contra o sedentarismo — problema relacionado a 3,2 milhões de mortes anualmente em todo o mundo, segundo a OMS.

Ainda segundo a OMS, um em cada três adultos em todo o mundo não pratica atividade física suficiente. Para a dra. Patrícia Alves de Oliveira, médica da Unidade de Cardiologia do Exercício do Hospital Sírio-Libanês, esse crescimento do sedentarismo tem a ver com a automatização de várias tarefas cotidianas. “Deixamos de subir e descer escadas frequentemente, pois muitas escadas são rolantes ou optamos pelo elevador; as portas da garagem se tornaram automáticas e até a manivela de abrir e fechar o vidro do carro foram substituídas pelas elétricas”, observa.

Para a população em geral, a recomendação é de 30 minutos de atividade física todos os dias, independentemente da idade.

Veja abaixo algumas estimativas de gasto calórico por atividade física, e aproveite este Dia Mundial da Atividade Física para inserir algumas dessas ações em seu cotidiano:

Digitar - 95 calorias por hora
Ficar em pé - 120 calorias por hora
Lavar a louça - 120 calorias por hora
Cozinhar - 170 calorias por horas
Caminhar em passo normal - 230 calorias por hora
Limpar a casa - 250 calorias por hora
Varrer o jardim - 250 calorias por hora
Passear com o cachorro - 300 calorias por hora
Plantar - 500 calorias por hora
Subir escada - 600 calorias por hora

Para critério de comparação, uma pessoa dormindo gasta, em média, 70 calorias por hora, e uma pessoa assistindo à TV, cerca de 80 calorias.



Esses valores, no entanto, são estimados em pessoas que têm um gasto calórico entre 1800 e 2000 calorias por dia, sendo que muitas pessoas podem gastar mais ou menos que esse montante de caloria ao realizarem essas mesmas atividades físicas.

A atividade física não deve ser confundida com o exercício físico, o qual exige consulta prévia com um médico, pois é indicado para aumentar a aptidão física em geral, perder ou ganhar peso, como os treinos regulares nas academias, lutas e corridas.

No Hospital Sírio-Libanês, a Unidade de Cardiologia do Exercício oferece um programa de avaliação de atletas e praticantes de exercícios físicos e um programa de prevenção e reabilitação para pacientes em tratamento de problemas cardiovasculares.

Esse serviço conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos cardiologistas, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, especializados no acompanhamento de pessoas que buscam melhorar a saúde a partir da prática regular de exercícios físicos.