Painço é cereal nutritivo e boa opção dietética

Obesidade e Transtornos Alimentares
Fonte: Hospital Sírio-Libanês
Publicado em 29/05/2014

​Como o painço, alimento de pássaros, foi descoberto como um cereal nutritivo?

Esse cereal é cultivado e consumido há milênios por povos do Sudeste Asiático e África. No Brasil é habitualmente utilizado como alimento para pássaros, sendo bem conhecido por indivíduos adeptos à dieta macrobiótica (por ser considerado um cereal alcalinizador).

Devido ao aumento da prática desta dieta em nosso país, houve uma reinserção do produto no mercado de alimentação humana.A disponibilidade do produto tem despertado interesse para utilização, uma vez que culturalmente em nosso país o produto sempre existiu como “comida de passarinho”.

A “redescoberta” de cere​ais integrais é extremamente interessante no mundo moderno, pois estes produtos possuem altos níveis de nutrientes em declínio na dieta moderna.

Quais são os principais nutrientes encontrados no alimento?

A cada 100 gramas do produto, encontramos 12,5 gramas de proteína, 31,8 gramas de Carboidratos e 3,5 gramas de gorduras totais. Além disso, possui alto teor de fibras solúveis e insolúveis.

Possui boa quantidade de alguns minerais e aminoácidos, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

240 g / 285,8 calorias
NutrientesQuanti.DDR (%)Densidade do nutrienteClass.
Manganês0,66 mg332,1Bom
Triptofano0,1 g31,32,0Bom
Magnésio105,6 mg26,41,7Bom
Fósforo240 mg24,01,5Bom

Quais são as principais ações destes nutrientes descritos acima? (que doenças poderia evitar, como contribui para o bom funcionamento do organismo). Vi uma informação de que ele pode prevenir cálculos renais, é verdade?

Possui uma boa quantidade de triptofano, que é uma das bases para produção no organismo de serotonina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar).

Além disso, possui baixa quantidade de gorduras e uma boa concentração de carboidratos associados a fibras, o que causa uma absorção lenta de açúcares pelo organismo (o que fornece energia de uma forma mais linear e fisiológica).

Quanto aos minerais, possui boa quantidade de Manganês, Magnésio e Fósforo, essenciais para a manutenção e saúde de ossos e tecidos.

Uma dieta rica em fibras e com um bom consumo de água auxilia na prevenção de cálculos renais. Algumas fibras formam compostos com sais de oxalato, fazendo com que estes não sejam absorvidos no intestino. Desta forma, estes compostos não migram para a corrente sangüínea e acarretam um menor depósito de sais de oxalato nos rins.

Sendo assim, o painço pode ser uma opção para um incremento de fibras na alimentação de pessoas com propensão à formação de cálculos renais.

É verdade que ele não contém glúten (pode ser consumidos por pessoas celíacas)?

Sim, o painço puro não possui glúten e pode ser utilizado por pessoas com doença celíaca ou em dieta de restrição ao glúten. Porém, deve-se tomar cuidado ao adquirir o produto, checando no rótulo se não há a inserção de algum outro cereal que possa conter glúten. O Painço adquirido deve ser específico para consumo humano. Os produtos destinados para alimentação animal não devem ser utilizados.

Quantas calorias possui?

Possui cerca de 120 Calorias a cada 100 gramas do grão cru.

Qual a recomendação de consumo diário? E de que maneira consumi-lo? Há alguém que não possa consumi-lo?

O produto é contraindicado para pessoas com diverticulose/diverticulite ou com indicação clínica de dieta restrita em fibras.O painço é um grão pouco usado na culinária tradicional e possui um aspecto rudimentar aos olhos ocidentais. Não possui um sabor muito agradável à maioria dos paladares e, portanto seu preparo deve ser cuidadoso.

Deve ser utilizado de preferência refogado com temperos naturais e um fio de azeite (alho, limão, balsâmico, cúrcuma e sal marinho).

Após refogado, deve ser cozido e dessa forma, produz uma textura granulada apetitosa, nem tão saborosa como do trigo, mas bem mais interessante que a da sêmola. Pode ser utilizado quente como arroz ou para fazer uma salada de grãos, tipo tabule: coloque bastante cheiro-verde fresco picadinho e regue com azeite de oliva e um pouco de suco de limão.

Onde comprar?

O produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, feiras de produtos orgânicos e mercados especializados. Produtos destinados para o consumo animal não devem ser consumidos.

Painço com especiarias e ervas (ideal como guarnição no almoço ou jantar)

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de azeite de oliva
  • 2 ½ xícaras de Painço
  • ½ colher de chá de cúrcuma ou açafrão da terra
  • 4 xícaras de caldo de vegetais (natural)
  • Suco de meio limão
  • ¼ xícara de salsinha picada
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo

Adicione o azeite a uma caçarola média e coloque em fogo médio a brando. Adicione o painço e mexa até que comece a ficar grudento. Adicione a cúrcuma e o caldo e mexa bem.

Suba o fogo e quando levantar fervura cubra com uma tampa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente, até que o painço tenha absorvido o caldo, aproximadamente 25 minutos.

Remova a caçarola do fogo e adicione o suco de limão, a salsinha e o azeite de oliva extra virgem. Misture estes ingredientes com o painço usando um garfo, deixando a mistura bem fofa. Transfira para uma tigela pré-aquecida e sirva.

Muffins de painço

Ideal para lanches intermediários.

Ingredientes

  • 2 1/4 xícara de farinha de arroz
  • 1/3 xícara de painço
  • 1 c. chá de fermente em pó
  • 1 c. chá de bicarbonato de sódio
  • 1 c. chá de sal marinho
  • 1 xícara de leite de soja ou leite com baixa lactose
  • 1 ovo ligeiramente batido.
  • 1/2 xícara de passas ou nozes (opcional)
  • 1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem ou óleo de canola
  • 1/2 xícara de mel

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200º C. Unte 16 formas de muffin. Misture a farinha de arroz, o painço, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outro recipiente, misture o leite, o ovo, o óleo e o mel. Junte esta mistura aos ingredientes secos. Mexa até que fique homogêneo.

Distribua a massa nas forminhas e asse por cerca de 15 min. Ou até que um palito inserido no meio de um muffin saia limpo.

​​