Excesso de comida ou alguma doença? Saiba o que pode levar ao rápido ganho de peso

Diabetes; Obesidade e Transtornos Alimentares
Fonte: Dra. Claudia Cozer, endocrinologista e coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês.
Publicado em 18/03/2016
Excesso de comida ou alguma doença? Saiba o que pode levar ao rápido ganho de peso

​Quando alguém começa a engordar rapidamente, geralmente se pensa em alguma disfunção de glândula, e uma das primeiras e mais comuns suspeitas e a alteração da tireoide. Essa glândula pode de fato estar liberando hormônios insuficientes (hipotireoidismo) e causando o ganho de peso, mas isso representa apenas 5% das disfunções no organismo que fazem engordar. O restante se refere a outros problemas de saúde, emocionais ou à ingestão de comida em excesso mesmo.

Se o problema for apenas hipotireoidismo, o ganho de peso não deve ultrapassar cinco quilos, sendo que muitas pessoas nem engordam, explica a dra. Claudia Cozer, endocrinologista e coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês.

Por isso, é preciso ficar atento também a outros sinais do hipotireoidismo, como cansaço, desânimo, dificuldade de levantar pela manhã, obstipação intestinal, aumento do fluxo menstrual e queda de cabelo.

Outras disfunções que devem ser pesquisadas referem-se à menopausa ou à andropausa; ou em decorrência da síndrome de Cushing — um tipo de desordem endócrina causada principalmente pela elevação do hormônio cortisol no sangue.

O ganho de peso também pode estar ocorrendo pelo uso de alguns medicamentos, como corticoides e antidepressivos.

No entanto, segundo observa a dra. Claudia, na maioria das vezes, as pessoas engordam mesmo devido ao desbalanço da quantidade calórica ingerida. “Podemos ganhar peso em qualquer momento que houver um desequilíbrio entre a quantidade de energia que entra através da alimentação e a que sai através do gasto diário”, avalia. “Mas mesmo assim não podemos deixar de pesquisar distúrbios hormonais que possam estar interferindo no ganho de peso”, acrescenta.

Veja no infográfico abaixo alguns dos principais motivos para o rápido ganho de peso:

Excesso de comida ou alguma doença? Saiba o que pode levar ao rápido ganho de peso