Cooperação Público-Privada

​​Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês​

​O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) é uma entidade com personalidade jurídica própria que dedica relevante apoio aos projetos sociais da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, à qual está ligado pela missão de fortalecer a saúde pública do Brasil. É reconhecido como organização social pelo município e pelo Estado de São Paulo com os quais mantém parcerias para a gestão de equipamentos de saúde.

No princípio, estava o desejo do Sírio-Libanês em compartilhar seu conhecimento e sua experiência de décadas em gestão hospitalar com as unidades públicas de saúde. O propósito era contribuir na efetividade e agilidade das ações com resultados positivos para a população usuária desses serviços, administrando eficazmente as verbas públicas destinadas a eles.

Imbuído desses desejos, em 2008 reuniu profissionais de excelência nas áreas de gestão, controle financeiro e assistência médica e constituiu o IRSSL. O modelo de gestão adotado prioriza resultados assistenciais, atendimento e transparência na prestação de contas aos gestores do poder público.

O IRSSL trabalha de forma matricial com o Hospital Sírio-Libanês, cujas políticas de gestão de pessoas e processos de trabalho são também aplicadas no instituto. Além da experiência acumulada, aproveita o conhecimento dos médicos e demais profissionais assistenciais do hospital para ajudar na solução de casos mais complexos. As obras de engenharia realizadas nas unidades geridas pelo IRSSL são executadas e coordenadas pelos profissionais da área de engenharia do hospital. Dessa forma, a sintonia entre o hospital e o IRSSL é altamente benéfica para as comunidades atendidas pelas unidades de saúde geridas pelo instituto.