O que é?
SEPSE, mais conhecida como infecção generalizada, é um termo usado para designar um conjunto de manifestações graves (disfunções) em todo o organismo, decorrentes dessa infecção.
Atinge aproximadamente 600 mil pacientes por ano, no Brasil
O que medimos?
Administração Precoce de Antibiótico
O tratamento da SEPSE precisa ser iniciado rapidamente. Considerando que a infecção é causada por bactérias, o uso de antibiótico é necessário para o adequado tratamento.
Medimos o quão precoce é a administração do antibiótico, com uma meta a ser cumprida de até 60 minutos após o início da SEPSE, o que está de acordo com os principais benchmarks apresentados no gráfico.
*ANAHP: Associação Nacional de Hospitais Privados / ILAS: Instituto Latino Americano da Sepse
Letalidade da Sepse
A Sepse é uma das principais causas de mortalidade hospitalar.
Medimos o resultado do tratamento dos pacientes com SEPSE, por meio da porcentagem de pacientes que evoluíram a óbito em decorrência desta doença.
Nossos resultados são comparados periodicamente com dados de instituições hospitalares nacionais e internacionais e são considerados excelentes.
No indicador a seguir, monitoramos o resultado do tratamento dos pacientes com sepse. Em comparação com dados dos hospitais brasileiros e estrangeiros podemos observar que nossos resultados superam o esperado. A meta estabelecida de 25% foi definida com benchmarking internacional, conforme ilustra o gráfico a seguir.
*ILAS: Instituto Latino Americano da Sepse
O que você pode fazer para melhorar esse processo?
Os sintomas de SEPSE não são específicos, e todas as pessoas que estão com infecção e apresentam alguns dos sintomas abaixo, devem procurar atendimento médico imediatamente:
- Sonolência excessiva ou confusão mental
- Queda da pressão arterial
- Dificuldade para respirar
- Diminuição do volume de urina
Um atendimento rápido e o tratamento precoce garantem maior chance de sobrevivência!
Conteúdo de fotos da galeria