Comunicação Efetiva

​​​​​​​O que é?

A segurança da assistência depende de uma comunicação entre os profissionais e áreas que seja oportuna, precisa, completa, sem ambiguidade e compreendida por todos. Segundo a Joint Commission International (JCI), a efetividade da comunicação nas instituições de saúde reduz a ocorrência de erros e resulta na melhoria da segurança do paciente.

A comunicação é um processo-chave nas trocas de plantão entre equipes, nas transferências do paciente entre unidades internas ou externas, nas situações de emergências e em todos os registros do prontuário do paciente. O nosso processo inclui um momento de integração, chamado Pit-stop, durante o qual os profissionais das diferentes equipes discutem ações assistenciais e operacionais visando melhorias do cuidado e segurança do paciente. Essa é uma ação importante para garantir o conhecimento das informações por parte dos profissionais envolvidos na assistência.

As informações do paciente são registradas no prontuário, que é um documento legal e contém todas as informações do processo assistencial, desde a admissão até a alta. Seu preenchimento é realizado por todos os profissionais envolvidos no cuidado, e o acesso a essas informações é um dos direitos do paciente.

Nós realizamos ações de incentivo ao preenchimento adequado dos documentos contidos no prontuário, conforme o padrão estabelecido pela instituição. Essa adesão é avaliada de forma periódica por um grupo formalmente nomeado para essa atividade, a Comissão de Revisão de Prontuários.


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