Ambiente de Trabalho

​​​​​​​​​O que é?

No ambiente de trabalho abordamos os programas de manutenção preventiva de todos os equipamentos médicos, sistemas utilitários (aguá, energia e gases medicinais) e gerenciamento das instalações, os quais são partes fundamentais para a garantia da segurança dos pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Os principais objetivos deste programa são:

  • Gerenciar e manter o bom desempenho dos equipamentos médicos e sistemas utilitários (água, energia e gases medicinais).
  • Garantir instalações e infraestrutura seguras.
  • Oferecer um ambiente seguro e confortável para pacientes, familiares, visitantes e colaboradores por meio da operação segura e da confiabilidade dos sistemas.

O que medimos?

Nesse indicador, consideramos o resultado do processo de avaliação externa, realizado anualmente pela Joint Commission International (JCI) e Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), de acordo com os padrões de qualidade internacional. São avaliados itens relacionados à segurança e proteção dos indivíduos, manipulação, armazenamento, uso de materiais perigosos, resposta a epidemias, desastres, segurança contra incêndio, tecnologia médica e sistemas de infraestrutura.

A meta estabelecida para este indicador (90%) foi baseada no item de conformidade mínimo nos processos de acreditação.

Avaliação do Gerenciamento e Segurança das Instalações​​

Resultado da Avaliação JCI - FMS

Fonte: Relatório de auditoria JCI e CBA.

No ano de 2016 a visita de manutenção da JCI e CBA avaliou em 92,13% de conformidade nos requisitos relacionados ao gerenciamento e segurança das instalações. A partir dos resultados desta avaliação, as oportunidades de melhorias apontadas, foram analisadas e os planos de ação elaborados para que a instituição mantenha uma estrutura segura para os pacientes, familiares, colaboradores e visitantes.

O que você pode fazer para melhorar esse processo?

Reporte à equipe assistencial sempre que perceber algum problema relacionado às instalações, infraestrutura e equipamentos.

Esclareça suas dúvidas com os profissionais de saúde que estão lhe atendendo. Isso pode evitar falhas. Participe desse processo.


​​

Conheça outras metas:

​​​