Cuidado Focado no Paciente

​​O cuidado focado no paciente é um modelo assistencial adotado no Hospital Sírio-Libanês desde 2008. O objetivo é que o paciente e seus familiares sejam realmente o alvo mais importante de todo o nosso processo de cuidar.

Assim, mediante o envolvimento e compartilhamento integrado de ações da equipe multidisciplinar, buscamos praticar uma assistência segura, respeitando e atendendo as necessidades de cada um. O modelo respalda-se no conhecimento compartilhado, no envolvimento do paciente e de sua família no cuidado, no trabalho colaborativo entre profissionais, na atenção integral e no fluxo e acessibilidade da informação.

Um exemplo que demonstra esse jeito de trabalhar em equipe é uma rotina chamada Pit-Stop. Idealizada no próprio hospital, funciona com a proposta de que todos os profissionais possam compartilhar informações importantes sobre o paciente durante o plantão. É uma garantia de que todos estão alinhados com o que deve ser feito.

Dessa forma, avaliamos como primordial que os pacientes e acompanhantes sejam envolvidos no tratamento, esclarecidos sobre as informações importantes e se sintam respeitados. Além disso, estimulamos que ele possa zelar pela sua segurança, pois a partir das informações recebidas terá condições de acompanhar o que está sendo feito.