Por que quando eu durmo demais acordo cansado?

Publicado em 29/01/2019

"Quando eu durmo muito, sinto que fico ainda com mais sono depois de acordar. Por que isso acontece?"

Esse problema pode ter diversas causas. A mais comum é o que os especialistas chamam de cronoruptura, ou seja, a quebra do ritmo circadiano do corpo. Esse ciclo nada mais é do nosso relógio biológico, responsável por nos dizer quando devemos dormir ou acordar. Se, por algum motivo, você foi dormir mais tarde e rompeu essa rotina do organismo, seu cérebro fica confuso. Daí a sensação de atordoamento ao acordar.

Outro motivo seria acordar no momento "errado". Se o despertar for justamente na fase de sono de ondas lentas, ou melhor, o terceiro estágio do sono, quando ele é mais profundo, você também acordará confuso.

Excluiu todas possibilidades e continua acordando cansado, mesmo mantendo seu cronograma de sono habitual? Bem, é possível que você tenha algum problema de saúde, como narcolepsia ou apneia do sono, quadros em que o indivíduo não completa o ciclo de sono direto e não consegue ter um sono reparador, apresentando sonolência durante o dia. Se você suspeitar que seu sono seja interrompido com frequência e que fica muito cansado ao acordar, é essencial buscar a ajuda de um especialista, para fazer um tratamento adequado.

Agora, se você foi para a balada e foi dormir bem mais tarde do que o seu habitual, é capaz que o tal cansaço seja resultado da boa e velha ressaca. Nesse caso, beba bastante água e alimente-se bem para deixar o corpo (e sua próxima noite de sono) novinho em folha.

Fontes: Rosana Cardoso Alves, neurologista e especialista em medicina do sono do Fleury Medicina e Saúde; Guilherme Sampaio, otorrinolaringologista e especialista em medicina do sono do Hospital Cema, em São Paulo.

Fonte: VivaBem


Assunto(s): Bem-estar; Notícias; Saúde
  • ​​​​​​Assessoria de Imprensa​

    Plantão
    +55 (11) 97613-3816

    FSB Comunicação

    Vanessa Rodrigues
    +55 (11) 3394-4830
    Rose Guirro
    +55 (11) 3394-4819
    Gabriela Scheinberg
    +55 (11) 3165-9762
    Max Gonçalves
    +55 (61) 9261-6565