Curso ensina como manter o cérebro ativo e a melhorar a memória

Publicado em 17/07/2018
Hospital Sírio-Libanês promove programas voltados a profissionais e ao público em geral; alunos aprendem técnicas para melhorar o desempenho cognitivo A cada dia aumenta o número de pessoas preocupadas em ter uma boa saúde mental. Com o aumento da longevidade entre a população, problemas de memória são uma ameaça constante para os mais idosos. Os mais jovens, com o excesso de informações, principalmente por meio de dispositivos digitais, também sentem que seus cérebros falham de vez em quando. 

Com base nessa nova realidade, o Serviço de Gerontologia do Hospital Sírio-Libanês desenvolveu o Programa Cérebro Ativo, curso que visa a atender, de forma multidisciplinar, adultos e idosos interessados em melhorar o seu desempenho cognitivo nas atividades diárias. Dessa forma, promove o IV Curso de Capacitação em Estimulação Cognitiva Intergeracional: Teoria e Prática, voltado para profissionais, e o IV Programa Cérebro Ativo, para o público em geral. Os cursos serão realizados de 7 de agosto a 27 de novembro. 

O primeiro é voltado para profissionais graduados em Psicologia, Gerontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Pedagogia, Nutricionista, entre outras áreas que se dedicam ao envelhecimento bem-sucedido. O segundo, para pessoas com mais de 30 anos, tem como objetivo a estimulação cerebral. A cada encontro, os participantes fazem treinamentos de memória, atenção, raciocínio ou planejamento. “Estes são cursos que sempre dão resultados positivos, por isso estamos sempre organizando uma nova edição”, explica o médico geriatra Alexandre Leopold Busse, um dos coordenadores do programa. “Também destaco a importância de os participantes aumentarem a convivência social e a criarem novos laços de amizade, além de desfrutarem de momentos de lazer e de sentimentos positivos”, afirma Dr. Busse. Este é um dos pontos fortes do curso de acordo com arquiteto Marco Aurelio Fertnandes, de 76 anos, que frequentou as aulas no ano passado. “Para mim, o curso foi excelente, muito proveitoso e compensou cada aula”, diz. “Além disso, fiz muitos amigos”, completa. “Criamos um grupo no whatsapp e até hoje costumamos trocar informações.”

Atividades de comunicação, doenças que alteram o funcionamento da memória, atividades físicas, técnicas de relaxamento, orientações sobre como dormir e o gerenciamento do ambiente para evitar distrações estão entre os temas que serão abordados durante o programa. A fonoaudióloga Carla Tonelini, que fez o curso no ano passado, diz que as informações que recebeu foram muito importantes. “Como eu cuido de pacientes idosos com perda auditiva, repasso as técnicas que aprendi no curso para melhorar a memória e os resultados são excelentes”, explica. “Eu recomento o curso a todos os profissionais que trabalham com esse público.” 
Para mais informações e inscrição, acesse https://bit.ly/2LdyjU8 

Sobre o Sírio-Libanês 

A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, instituição filantrópica fundada em 1921, trabalha diariamente para oferecer uma assistência médico-hospitalar de excelência, sempre com um olhar humanizado e individualizado, em mais de 60 especialidades. Em uma busca constante, o hospital desenvolve atividades de ensino, integradas ao trabalho de compromisso social. O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa promove estudos, compartilha conhecimento e desenvolve projetos integrados com o Ministério da Saúde e contribui para a disseminação de conhecimento e boas práticas para mais de 8 mil gestores de saúde em todo o país, como parte do Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A instituição também é responsável pela gestão de cinco unidades públicas estaduais e municipais de saúde como parte do trabalho do Sírio-Libanês Responsabilidade Social. Visite nosso site: www.hsl.org.br


Fonte: SEGS/SANTOS 

Assunto(s): Bem-estar; Hospital; IEP; Ensino; Cursos; Notícias; Saúde
  • ​​​​​​Assessoria de Imprensa​

    Plantão
    +55 (11) 97613-3816

    FSB Comunicação

    Vanessa Rodrigues
    +55 (11) 3394-4830
    Rose Guirro
    +55 (11) 3394-4819
    Gabriela Scheinberg
    +55 (11) 3165-9762
    Max Gonçalves
    +55 (61) 9261-6565