Infraestrutura

​​​​​​​Estrutura de Apoio

O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa oferece estrutura para o desenvolvimento das atividades acadêmicas aos discentes, docentes, pesquisadores e coordenadores.

Secretaria Acadêmica

A Secretaria Acadêmica é o órgão de apoio que centraliza toda a vida acadêmica do estudante durante e após o término do curso.

Seu acesso é pela Rua Prof. Daher Cutait, nº 69. 
Pelo hospital, o acesso é pelo Bloco D, piso -8.

É possível entrar em contato com a Secretaria Acadêmica também pelo telefone (11) 3394-4771, pelo e-mail: secretariaiep@hsl.org.br ou pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem do aluno | Canvas LMS.

O horário de funcionamento regular da Secretaria Acadêmica é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. O horário deve ser sempre confirmado, pois pode ser alterado de acordo com a necessidade da atividade educacional a ser realizada.

Tesouraria

O setor de Tesouraria reúne as informações financeiras do aluno, tais como emissão de boleto e comprovantes de pagamento. Está localizada no mesmo local e canais de atendimento da Secretaria Acadêmica.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

​​​​​​​Centros de Treinamento e Simulação

Centros de Treinamento e Simulação  

A medicina  exige que as técnicas e procedimentos desenvolvidos sejam cada vez menos invasivas e mais eficazes.

O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa dispõe de ambientes adequados para a prática profissional que atendem às necessidades determinadas em todas as atividades educacionais e de pesquisa: 

Centros de Treinamento e Simulação Realística avançados em videocirurgia, microcirurgia, endoscopia, eletrocirurgia, práticas de habilidades, entre outros, interligados a sistemas de videotransmissão.

Centro de Treinamento e Desenvolvimento de Cirurgia Robótica com o que há de mais atual em técnica e controle de devices cirúrgicos, aproximando tecnologia e cirurgiões, em um ambiente monitorado por especialistas de diferentes áreas.

Laboratório de Informática reservado para atividades que envolvam treinamento ou navegação em redes, sistemas operacionais ou testes de programas específicos.

Centros de Pesquisas: Terapia Celular e Biobanco (laboratórios com sequenciamento de ácidos nucleicos); bioinformática e biotérios; centro de apoio do pesquisador com auxílio na submissão de projetos para agência de fomento e análise estatística; Centro de Oncologia Molecular, em parceria com o Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer (com um Laboratório de Inovação e Desenvolvimento em Oncologia, para validação e transferência de tecnologias para a área assistencial).

A utilização destes ambientes de prática obedecem regulamento específico, assim como normas para o uso de equipamentos. O estudante sempre é informado sobre estas regras antes de sua entrada e permanência nos ambientes.

Anfiteatro

Anfiteatro  

Moderno e capaz de acolher 400 pessoas em seus 510 metros quadrados, o anfiteatro permite que os presentes acompanhem a realização de procedimentos e se comuniquem com as salas cirúrgicas de qualquer instituição ou hospital do mundo, por meio de um avançado sistema de videoconferência.

O local está equipado também com computadores, telas de projeção, projetores multimídia, sonorização, câmera de teto e de documentos, projetor de slides, videocassetes, DVD, audioconferência e cabine de tradução simultânea.

Auditórios

Auditórios  

São cinco auditórios com capacidades que variam de 25 a 200 lugares, sendo que quatro destes auditórios possuem paredes removíveis que se transformam em um grande salão com capacidade total para 400 participantes.

Além disso, oferecemos duas salas de reuniões para 12 pessoas e um laboratório de informática que atende 30 participantes conectados em lap-tops.

Todos os ambientes contam com infraestrutura moderna e de ponta e foram criados levando-se em consideração a metodologia de aprendizado oferecida pelo IEP.

Telemedicina

Telemedicina  

A Telemedicina é a prática da medicina por meio de recursos de comunicação audiovisual interativa entre médicos, pacientes e pesquisadores nas áreas assistenciais, educacionais e de pesquisa.

Seguindo este princípio, em outubro de 1999 foi criado o Serviço de Telemedicina do Sírio-Libanês, incorporado em 2003 ao Instituto de Ensino e Pesquisa.

Tem o objetivo de promover a atualização e aprimoramento dos profissionais da área de saúde por meio da aplicação dos mais variados e avançados recursos tecnológicos e interativos, aplicados na distribuição de aulas, transmissão de palestras, reuniões clínicas, discussão de casos e a constituição de projetos colaborativos.

Na área assistencial, o IEP promove o intercâmbio entre especialistas nacionais e internacionais, sem a necessidade de deslocamento do paciente e de seus familiares.

O serviço também dá apoio virtual aos cursos de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, Congressos e Simpósios realizados no IEP por meio da Educação a Distância (EAD).

Biblioteca

Biblioteca  

A Biblioteca Fadlo Haidar possui em seu acervo 1.200 livros impressos, 1.300 livros eletrônicos, 2.000 assinaturas de periódicos eletrônicos e mais de 760 vídeos digitais interativos, distribuídos nas áreas de administração hospitalar, anatomia, anestesiologia, biomedicina, cardiologia,  cirurgia,  clínica médica,  dermatologia,  enfermagem,  fisioterapia, gastroenterologia,  gestão em saúde, hematologia, infecção hospitalar, medicina nuclear, metodologia científica, neurologia, nutrição, oncologia, ortopedia, patologia, pediatria, radiologia, radioterapia, terapia intensiva, transplante e urologia. Conta com dez estações de trabalho, equipadas com computadores conectados à Internet, scanners e multimídia para estudo individual ou execução de buscas online nas diversas bases de dados nacionais e internacionais e aos periódicos eletrônicos, abaixo relacionados:

• AccessPharmacy – base de dados, livros, vídeos

• AccessPhysiotherapy – base de dados, livros, periódicos e vídeos

• AACR American Association Cancer Research collection - periódicos com acesso ao texto completo

• CINAHL base de dados referencial em enfermagem- CAPES

• ClinicalKey – base de dados, resposta à beira do leito, livros, periódicos, drogas, guidelines

• Cochrane Library 

• Emerald  - gestão em saúde - CAPES

• Oxford Journals - periódicos com acesso ao texto completo

• Ovid Journals – CAPES – periódicos com acesso ao texto completo

• ScienceDirect – periódicos com acesso ao texto completo

• SCOPUS – base de dados referencial

• Springer  - CAPES – periódicos com acesso ao texto completo

• UpToDate – resposta à beira do leito

• LinksMedicus - link patrocinado pelo Hospital Sírio-Libanês que fornece, em um único lugar, o acesso à maioria dos recursos de educação médica gratuita de boa qualidade disponíveis em a web, que são continuamente organizadas e atualizadas regularmente.

A Biblioteca possui o Sistema Pergamum para o gerenciamento do acervo da biblioteca e da produção científica da instituição. Tem capacidade para 25 pessoas na área de estudo e conta com duas bibliotecárias para atendimento aos colaboradores da instituição, discentes, docentes, facilitadores, pesquisadores e coordenadores.

Horário de funcionamento: 

segunda a sexta-feira das, 8h às 21h45, e aos sábados, das 8h às 12h, mas poderá ser ampliado ou alterado de acordo com a necessidade da atividade educacional a ser realizada.

Biblioteca "Dr. Fadlo Haidar"

Tel.: 11 3394-4107
        11 3394-4468



Clique AQUI e conh​eça o Portal IEP​