Reumatologia

​​​​​​Vasculite

As vasculites sistêmicas são um grupo heterogêneo de doenças de etiologia autoimune caracterizadas pela inflamação da parede dos vasos. Neste contexto, podem ser acometidos vasos de calibre variados, tais como veias, artérias, capilares ou ambos.

A classificação atual das vasculites leva em consideração o calibre de vaso predominantemente acometido e características fisiopatológicas de cada doença. Isso auxilia o médico no planejamento terapêutico do paciente para atingir o melhor resultado para o tipo de vasculite diagnosticado.

Sintomas gerais inespecíficos relacionados a inflamação sistêmica como febre, mal estar, artralgia, mialgia, fadiga, falta de apetite e perda de peso são muito frequentes nas vasculites sistêmicas.

A sintomatologia da doença depende do calibre e extensão do vaso acometido. Em que a consequência final pode causar isquemia tecidual (deficiência circulatória) e/ou sangramentos decorrentes do processo inflamatório na parede dos vasos. Neste contexto, a presença de tromboses, aneurismas, insuficiência vascular periférica ou de um tecido/órgão, acidente vascular cerebral e infarto miocárdio estão dentro do espectro de manifestações clínicas associadas a determinadas vasculites.

Os exames de imagem (ultra som, tomografia computadorizada, ressonância magnética e angio ressonância e angio tomografia) são de grande importância para estabelecimento do diagnóstico e a tomada de decisão terapêutica.

Por se tratarem de doenças inflamatórias e algumas vezes apresentarem caráter recidivante, o tratamento destas condições precisa ser efetivo, buscando o controle imediato da atividade da doença e atingir remissão do quadro o mais precocemente possível. O arsenal terapêutico de tratamento para estas doenças tem se ampliado nas últimas décadas, novas opções de medicamentos e mais estudos científicos nesta área tem apontando melhores resultados e maior taxa de remissão quando comparados ao passado. No entanto, trata-se de doença inflamatória que demanda avaliação clínica regular e vigilância clínico-laboratorial.


Ana Patricia do Nascimento
Reumatologia | CRM: 89263


 


Você está visualizando:

Reumatologia

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: