Reumatologia

​​​​​​Síndrome do Anticorpo Anti Fosfolípide - SAF

A SAF (ou síndrome do anticorpo anti fosfolípide) é uma doença auto imune sistêmica crônica associada a presença de anticorpos antifosfolípides.

Esta doença se manifesta principalmente por eventos trombóticos. Podem ocorrer tromboses em artérias e/ ou em veias, e não há um sítio preferencial de vasos a serem comprometidos. Com isso, eventos trombóticos podem ocorrer em locais distintos do corpo de forma isolada ou simultânea e pode afetar grandes ou pequenos vasos.

Esta condição leva a um espectro variado de sintomas que podem se manifestar clinicamente como trombose venosa periférica (TVP), embolia pulmonar (TEP), acidente vascular cerebral (AVC), Infarto agudo do miocárdio (IAM) ou outras tromboses de veias ou artérias de menor calibre.

Uma outra modalidade de comprometimento desta doença é a morbidade gestacional. Ou seja, no período gestacional pode ocorrer perdas fetais recorrentes, restrição de crescimento fetal intrauterino, quadros de pré-eclâmpsia, eclâmpsia e síndrome HELLP. Algumas destas alterações gestacionais podem gerar risco de vida para a mãe e/ou para o feto.

Além destas manifestações vasculares, esta doença pode acometer a pele, causando alterações de cor e sensibilidade de membros tais como: livedo reticular e Fenômeno de Raynaud. Outras manifestações menos comuns desta doença são nefropatia trombótica, plaquetopenia e neuropatias.

O diagnóstico laboratorial é confirmado pela detecção de presença de anticorpos antifosfolípides (anti cardiolipinas, Beta2 Glicoproteina) e/ou presença de anticoagulante lúpico. A positividade destes exames precisa ser confirmada em pelo menos duas ocasiões com intervalo mínimo de 12 semanas.

O tratamento farmacológico baseia-se principalmente na anticoagulação e no emprego de medicamentos específicos para manifestações auto imunes que podem estar presentes em várias fases da doença.


Ana Patricia do Nascimento
Reumatologia | CRM: 89263

 


Você está visualizando:

Reumatologia

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: