Reumatologia

Cláudia Goldenstein Schainberg - CRM 52963 - cgschainberg@gmail.com Membro do NARe, GRAPPA (Grupo de Pesquisa e Avaliação da Psoríase e Artrite Psoriásica), ACR (Colégio Americano de Reumatologia), AAP (Academia Americana de Pediatria), SBR, SBP, SPR, SPP (Sociedades Paulista e Brasileira de Pediatria, Sociedades Paulista e Brasileira de Reumatologia)

O que é Reumatologia?

A Reumatologia é a especialidade da Medicina que estuda, diagnostica e trata diversas doenças que afetam o sistema muscoloesquelético e o tecido conjuntivo, encontrado nos órgãos e estruturas do nosso corpo como articulações, tendões, ossos, coluna, músculos, pele, coração e rins.

As doenças reumáticas são popularmente conhecidas como reumatismos. Entretanto elas englobam cerca de 150 doenças que podem ser agudas ou crônicas, e atingem pessoas de qualquer idade e sexo, desde crianças pequenas e adolescentes até homens e mulheres adultos e idosos.

A avaliação clínica detalhada de alguém com doença reumática, composta por história clínica e exame físico específicos, é fundamental para o diagnóstico adequado e definição do seu tratamento, que será personalizado conforme a necessidade de cada pessoa. Alguns exames laboratoriais e análises radiográficas ajudam a complementar a investigação reumatológica, que é bastante minuciosa.

Dentre as diversas doenças reumáticas, destacamos as lesões periarticulares de causa não traumática como dor na coluna, bursites e tendinites; as síndromes dolorosas localizadas ou generalizadas como a dor miofascial e a fibromialgia; as metabólicas como a gota e a osteoporose; as degenerativas como a osteoartrite; as inflamatórias como as espondiloartrites, artrite reumatoide e artrite psoriásica; as autoimunes como o lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica e doença seca; além das vasculites e doenças raras mais complexas.

É importante destacar que se não forem diagnosticadas e tratadas pelo especialista logo no início e de forma correta, as doenças reumáticas podem causar danos físicos e psicológicos graves levando a dificuldades para realizar tarefas simples do dia-a-dia por dor, deformidades, limitação funcional e depressão que podem eventualmente ocorrer.

Nesse sentido, o médico reumatologista é o especialista que possui o conhecimento teórico e prático necessário para diagnosticar, tratar e prevenir esses males. Procure um reumatologista se você apresentar dor persistente pelo corpo e sobretudo nas articulações, com inchaço, dificuldade de movimentação, rigidez ao acordar ou à noite ou inflamação nas estruturas adjascentes.

A nossa equipe de reumatologistas do Hospital Sirio Libanes é formada por profissionais qualificados e capacitados a diagnosticar e tratar as doenças reumáticas, desde as mais comuns e conhecidas, até as doenças mais complexas e raras. Além de consultas médicas e acompanhamento intra hospitalar, disponibilizamos nosso Centro de Infusão aos pacientes que precisam da aplicação de tratamento imunobiológico intravenoso e subcutâneo quando há falta ou falha na resposta ao tratamento convencional com medicamentos orais.

 


Você está visualizando:

Reumatologia

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: