Reumatologia

Aftas orais que não cicatrizam podem ser indicativo de doença reumática

gengivas de forma recorrente e que não cicatrizam. Elas podem sinalizar uma doença reumática conhecida por Doença de Behçet. Assim como as aftas, pacientes com a doença podem apresentar feridas na região genital, dor e inchaço nas articulações (artrite), lesões de pele que podem ser confundidas com acne, trombose nas pernas e olhos vermelhos (uveíte). Esta é uma doença rara, que se caracteriza por seu padrão inflamatório generalizado, ou seja, acometendo todo o corpo, inclusive com manifestações como febre, mal estar geral e cansaço.

Apesar de classificarmos Behçet como uma doença reumática, o termo adequado é doença auto-imune. As doenças auto-imune ocorrem porque o sistema de defesa do corpo produz anticorpos contra proteínas próprias do paciente gerando inflamação. O diagnóstico de Doença de Behçet é clínico, mas hoje já existe um exame que identifica o marcador genético HLA B51 detectado em pessoas com a doença. No entanto, ele pode não estar presente mesmo quando o indivíduo tem a doença.

Então fique atento, caso você tenha aftas dolorosas que não cedem após 3 a 6 semanas, ou qualquer outro sintoma acima descrito, procure um médico reumatologista para investigar. Importante ressaltar que existe tratamento e que os pacientes com Behçet podem recuperar a qualidade de vida se corretamente diagnosticados e tratados.

Prof Dra Marina R Quaresma - CRM 53.474

 


Você está visualizando:

Reumatologia

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: