Obesidade e Transtornos Alimentares

​​​​​​Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica e metabólica começou a ser feita na década de 1950. Inicialmente indicada para o tratamento de obesidade mórbida, utilizava técnicas de alteração do transito intestinal, promovendo redução na absorção de nutrientes.

Tais cirurgias, que visam reduzir a capacidade do organismo para absorver os nutrientes da dieta, chamadas disabsortivas, foram abandonadas por causarem desnutrição severa.

Posteriormente, novas técnicas foram desenvolvidas, visando à redução da câmara gástrica (cirurgias redutoras) ou associando a redução da capacidade gástrica à alteração do trajeto do intestino delgado (cirurgias mistas). As cirurgias também diferem quanto a possibilidade de reversão, que apesar de tecnicamente possível, raramente é realizada.

A cirurgia bariátrica não tem objetivo meramente estético. Seu intuito é o de reduzir a mortalidade e a morbidade (aparecimento ou agravamento de doenças associadas) numa população específica. A cirurgia se justifica quando, estatisticamente, seus riscos são menores do que os causados pela obesidade. Estes riscos variam de acordo com cada indivíduo, com o grau de obesidade e com as doenças associadas.

Existem consensos internacionais que norteiam a indicação do procedimento cirúrgico. A decisão sobre a cirurgia cabe à equipe médica (quem, quando e como operar), e ao paciente (aceitação do procedimento após conhecer os riscos e benefícios associados a ele, assim como as modificações nos hábitos e processo de adaptação no período pós-operatório).

A avaliação médica do candidato à cirurgia é multidisciplinar, contribuindo para tal endocrinologista, cirurgião, cardiologista, psiquiatra, pneumonologista, nutricionista, psicólogo, assistente social e qualquer outro profissional indicado caso a caso.

Discutiremos a indicação cirúrgica dando ênfase às indicações atualmente aceitas e às possíveis indicações futuras.

 


Você está visualizando:

Obesidade e Transtornos Alimentares

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: