Doenças Pulmonares e Torácicas

​​​​​​​Tabagismo

A cada

5 minutos

um brasileiro morre em decorrência de doenças ligadas ao fumo, e oito milhões de pessoas morrerão até 2030 por doenças decorrentes do fumo no mundo. E quem fuma vive dez anos a menos do que os não fumantes.

​​

Tabagismo é o hábito de usar o tabaco ou o fumo. O consumo ocorre pela inalação da fumaça do cigarro, charuto, cachimbo, cigarrilha, narguile ou mascando o próprio fumo.

O fumo causa dependência de graus variados, pois contém uma substância chamada nicotina. A nicotina, após ser inalada, atinge o cérebro em apenas 10 segundos, estimulando a liberação de outras substâncias que causam vários efeitos no organismo.

De cada 100 pessoas que fumam 90 são dependentes da nicotina (90% de dependência), porcentagem bem maior do que os usuários regulares de heroína (50% de dependência) e do álcool (10% de dependência).

O tabagismo mata prematuramente um em cada dois fumantes por diferentes causas. No Brasil, ocorrem aproximadamente 125.000 mortes anuais por doenças decorrentes do fumo. 

Fumo e doenças

O hábito de fumar está associado ao aparecimento de diferentes doenças. Comparados aos não fumantes, o fumante tem o risco de desenvolver doença coronariana e acidente vascular cerebral até 4 vezes maior, desenvolver câncer de pulmão mais que 20 vezes maior, e morrer de doenças pulmonares como bronquite crônica e enfisema mais que 10 vezes maior.

Além disso, são outras doenças ligadas ao tabagismo:

  •  - Cânceres de laringe, boca, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, rim e colo do útero.
  •  - Infarto agudo do miocárdio, dor no peito (angina pectoris), morte súbita e dilatação da aorta (aneurisma de aorta).
  •  - Bronquite crônica, enfisema pulmonar, descontrole da asma e maior risco de desenvolver pneumonia.
  •  - Úlcera, gastrite e refluxo gastresofágico.
  •  - Redução do paladar e olfato
  •  - Diminuição da fertilidade, impotência sexual, maior risco de aborto e menopausa precoce.

 Núcleo de Cessação do Tabagismo

Para mais informações, ligue (11) 3394 5001

 


Você está visualizando:

Doenças Pulmonares e Torácicas

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: