Doenças Pulmonares e Torácicas

Hipertensão Pulmonar

Em tempos de COVID-19 um sintoma passa a ser cada vez mais reconhecido e valorizado pela população: a falta de ar. Em geral as doenças infecciosas (entre elas a COVID-19) causam falta de ar de curta duração (dias ou semanas). No entanto há pacientes com falta de ar que duram mais do que isso, meses ou até mesmo anos. Nestes casos, os de falta de ar crônica, uma série diferente de doenças podem ser as responsáveis. Uma das mais importantes causadoras de falta de ar de longa duração é a hipertensão pulmonar.

O pulmão tem como função básica promover a oxigenação dos demais órgãos do corpo. Para tal é necessário que o ar entre nos pulmões via brônquios e que o sangue passe pelas artérias pulmonares, capte esse oxigênio do ar e leve o mesmo até os outros órgãos. Em alguns pacientes as artérias pulmonares tornam-se incapazes de conduzir o sangue pelos pulmões de forma adequada. Assim a oxigenação provida pelos pulmões é deficiente e o paciente apresenta falta de ar. Como o processo de doença das artérias pulmonares é progressivo o paciente apresenta esse sintoma por períodos muito longos.

A hipertensão pulmonar pode ocorrer em pacientes com todas as faixas etárias. É bastante grave e causa uma grande limitação na vida dos pacientes, podendo inclusive ser fatal. Seu diagnóstico é difícil e requer a realização de uma série de exames. Isso faz com que os pacientes passem muitos anos até ter o seu diagnóstico confirmado, o que dificulta o tratamento. No entanto, em centros médicos capacitados para o seu diagnóstico e tratamento, pacientes com hipertensão pulmonar podem apresentar grande melhora e levar uma vida muito próxima do normal.

Quanto mais rápido o diagnóstico de hipertensão pulmonar melhor é a resposta do paciente ao tratamento. Assim, se você apresenta falta de ar procure auxílio médico e considere hipertensão pulmonar como uma causa possível

 


Você está visualizando:

Doenças Pulmonares e Torácicas

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: