Urologia

​​​​​​​​Divertículos Uretrais

Divertículos uretrais são dilatações anormais da uretra. Podem ocorrer em homens ou mulheres e ser congênitos ou adquiridos após o nascimento.

Causas

Os divertículos uretrais podem resultar de traumatismo uretral, uso prolongado de sonda uretral, cirurgias sobre a uretra ou através dela, infecções uretrais ou perto da uretra e outras causas menos frequentes.

Sintomas

Geralmente, a paciente apresenta-se com um desconforto ou massa palpável na vagina. Frequentemente refere gotejamento de urina após terminar a micção e episódios de infecção urinária. Dor nas relações sexuais e incontinência urinária podem estar presentes. Pacientes com incontinência urinária precisam ser identificadas, pois podem ser submetidas à correção simultânea dos dois problemas.

Diagnóstico

A história clínica e o exame físico de uma paciente com divertículo uretral são a base do diagnóstico. Exames endoscópicos (uretrocistoscopia) e radiológicos (cistografia, tomografia, ultrassom vaginal, ressonância nuclear magnética etc.) são fundamentais para confirmar o diagnóstico e definir precisamente o tamanho e a localização do divertículo. Esta avaliação permite ao urologista programar a melhor estratégia de tratamento. Exame urodinâmico pode ser indicado naquelas pacientes que apresentem incontinência urinária ou outros sintomas miccionais.

Tratamento

Os divertículos uretrais geralmente representam um grande problema para as pacientes que se apresentam para avaliação urológica e por isso precisam ser tratados. Naquelas em que a sintomatologia é leve, sem causar infecções urinárias, desconforto ou limitações das atividades sociais e da vida sexual, o tratamento pode não ser necessário.

Quando indicado, o tratamento dos divertículos uretrais requer correção cirúrgica. Esta geralmente é feita através de uma cirurgia por via vaginal. Se você quiser saber mais sobre divertículos uretrais pergunte ao seu urologista.​

 


Você está visualizando:

Urologia

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: