Dor e Distúrbios do Movimento

​​​​​​​​​​​​​​​​​​Dores Musculoesqueléticas

A dor é a queixa mais comum em casos de afecções musculoesqueléticas e principal causa de afastamento e incapacidades em trabalhadores no mundo todo. As dores musculoesqueléticas podem ocorrer em condições agudas e crônicas, ser localizada ou difusa, decorrer de comprometimento de estruturas articulares, tendíneas, ósseas, dos músculos e suas fáscias2​.

A dor nem sempre traduz ocorrência de lesão tecidual identificável. Muitas vezes existe discordância entre os achados dos métodos de imagem e a condição clínica correspondente, como ocorre em alguns casos de artrose.

Uma anamnese cuidadosa, aliada ao exame clínico detalhado e aos exames complementares pertinentes, são fundamentais para se obter diagnóstico clínico e planejar os tratamentos.

Os fatores biopsicossociais também devem ser considerados, por serem desencadeantes e ou agravantes das dores de origem musculoesquelética12.​​

Conheça mais sobre dores musculoesqueléticas:

Referências bibliográficas

1. LIN TY, KAZIYAMA HHS, TEIXEIRA MJ. Síndrome dolorosa miofascial. In: TEIXEIRA MJ, BRAUN Fo JL, MARQUEZ JO, LIN TY. Dor: Contexto Interdisciplinar. Curitiba: Editora Maio. Cap 18; 2003;271-287.

2. TEIXEIRA MJ. Dor: manual para o clínico. São Paulo: Editora Atheneu; 2006.

 


Você está visulizando:

Dor e Distúrbios do Movimento

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade:

 

  • ​​​​